Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 29 Mar 2024, 03:29

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Problemas com a função 67
MensagemEnviado: 29 Nov 2019, 11:26 
Offline

Data de registro: 28 Nov 2019, 16:36
Mensagens: 2
Bom dia, senhores.

Meu primeiro tópico por aqui, espero não estar cometendo algum equivoco no procedimento, mas estou precisando de ajuda com um problema na proteção 67 que está tirando meu sono.

A situação é a seguinte:

Um empreendimento está realizando geração em horário de ponta (via paralelismo momentâneo), porém, sempre que ocorre a rampa de devolução para a concessionária, o disjuntor de MT da entrada abre por atuação da proteção 67.

Por ser uma exigência da concessionária local, o 67 está ajustado em 10% da corrente nominal do grupo gerador, e o tempo em 300ms.

O que me intriga é que, ao baixar as oscilografias do relé, aparentemente o que está ocorrendo talvez não seja uma corrente reversa, mas sim uma corrente que de tão adiantada (capacitiva) em relação à tensão, está entrando na área de atuação do direcional. Esse comportamento da corrente só se dá durante a rampa, durante a operação normal do empreendimento a carga, apesar de capacitiva (o que já foi uma surpresa para mim), está com ângulo pequeno entre os fasores de corrente e tensão.

Algum de vocês já passou por algo parecido? Vou deixar as imagens para que possam ver melhor.

Imagem
Condição normal

Imagem
Condição de Trip durante a rampa de devolução Gerador-Concessionária

Qualquer esclarecimento adicional me coloco à disposição.

Agradeço antecipadamente e desculpem qualquer equívoco na forma de postagem.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Problemas com a função 67
MensagemEnviado: 03 Dez 2019, 09:06 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Prezado alguns questionamentos:

- poderia me explicar com detalhes, como seria o procedimento de rampa (entrada e saída)?
- Teria a oscilografia completa, com formas de onda?

O que suponho que possa estar ocorrendo, está ligado com o fechamento da estrela nos TC's. Acredito que esse fechamento esteja voltado para o "empreendimento", quando na verdade deveria estar voltado para o sistema. Isso explicaria a suposta corrente capacitiva. No momento da rampa pode estar ocorrendo um deslocamento angular, somado aos 180° da inversão, pode estar levando a atuação da função 67.

At.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Problemas com a função 67
MensagemEnviado: 03 Dez 2019, 10:45 
Offline

Data de registro: 28 Nov 2019, 16:36
Mensagens: 2
Dr. Adriano, bom dia.

Obrigado pelo retorno.

Seguem informações solicitadas:

- O empreendimento possui 2 geradores, que juntos somam 1.5MVA de geração. O objetivo era utilizar em horário de ponta para redução de custos com energia. Em determinado horário do dia o sistema automaticamente paralela a geração com a concessionária, a fim de evitar o "pisca", tornando a transferência concessionária-gerador praticamente imperceptível para quem está no empreendimento. Ao fim do horário de ponta, repete-se o procedimento e há a devolução gerador-concessionária. No momento da devolução que costuma ocorrer a atuação do 67.
O processo se dá na baixa tensão (Quadro de transferência Automática incorporado ao Quadro Geral de Baixa Tensão) e gerenciado (abertura e fechamento dos disjuntores) pela controladora do grupo gerador.

-Possuo a oscilografia completa dos diversos eventos de trip, que são armazenados pelo Sepam S42. Vou deixar aqui a imagem de um dos casos apenas para exemplificar, mas se tiver interesse no arquivos, posso disponibilizar também.

Imagem

Quanto a um possível erro de fechamento dos TC's, ficaria surpreso caso tenha ocorrido, tendo em vista que, em tese, o painel de média tensão foi conferido pelo fabricante, passou por TAF e TAC. O erro teria que ter passado pelo fabricante e pelas 2 inspeções da equipe de instalação. Mas vou solicitar que façam essa conferência em campo novamente!

Agradeço antecipadamente pela ajuda!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Problemas com a função 67
MensagemEnviado: 08 Jan 2020, 11:42 
Offline

Data de registro: 04 Jul 2014, 03:31
Mensagens: 1
Boa noite,
Tive um problema semelhante com o relé URP 6000. O fabricante me pediu para conferir a ligação dos Tc's, se estavam invertidas, no meu caso não.
Gostaria de saber se conseguiram descobrir o problema que havia no seu sistema?.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Problemas com a função 67
MensagemEnviado: 26 Abr 2023, 17:43 
Offline

Data de registro: 26 Abr 2023, 17:40
Mensagens: 1
boa tarde.

Estou passando por um problema similar.

Adriano, conseguiu solucionar?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil