Como realizar o reset da curva de sobrecarga térmica (49)?No momento de testar um ponto na curva térmica é importante que ela seja a curva a frio. Caso o usuário teste pontos na sequência e não haja um intervalo entre os pontos testados ou um reset para que a curva retome seu estado inicial, a curva transformar-se-á na quente. Isso acontece, pois o relé possui memória térmica.
Para evitar essa situação entre cada ponto envia-se um comando para reiniciar a memória térmica de modo à sempre verificar a curva quando esta se encontra a frio. Como exemplo será testado à função 49 de um relé Siemens 7UT61 sendo que o conceito pode ser aplicado a outros modelos de relés.
Abrindo o ManualDentro do CTC clique no ícone destacado.
Anexo:
01.png [ 86.72 KiB | Visualizado 30517 vezes ]
Clique nas abas “Proteção > Corrente x tempo > Sobrecorrente” e no campo “I” configure como “AO_I01”.
Anexo:
02.png [ 74.52 KiB | Visualizado 30517 vezes ]
Ajuste da função 49Existem dois detalhes no teste da função de sobrecarga térmica, o primeiro é como inserir a curva térmica sendo os detalhes discutidos no tutorial disponível abaixo:
http://www.conprove.com.br/pub/tutoriais/ctc/Testes_Secundarios/49-Sobrecarga_Termica/Tutorial_Teste_Rele_Siemens_7UT_Sobrecarga_CTC.pdfNosso foco neste tutorial será o segundo detalhe referente a questão do reset da memória térmica.
LigaçõesDevem-se ligar os canais de corrente, a fonte auxiliar, entrada binária e saída binária da mala de teste com o relé. A figura a seguir destaca a ligação da BO1 da mala de teste (sendo “molhada” pela fonte auxiliar) com a BI1 do relé.
Anexo:
03.png [ 112.18 KiB | Visualizado 30516 vezes ]
Configurando a Entrada Binária do ReléInicialmente configura-se no relé uma entrada binária para reiniciar a memória térmica. Ao configurar “H” no sinal “>BLOCK 49 O/L”, no momento que essa entrada possuir um sinal de tensão a memória térmica será reiniciada.
Anexo:
04.png [ 52.32 KiB | Visualizado 30516 vezes ]
Configurando o software ManualNo software Manual da Conprove, os ajustes de pick-up, dial de tempo e formato da curva são detalhados no tutorial citado anteriormente. A seguir no ajuste final, observe o ajuste da “Interf. Parada”.
Anexo:
05.png [ 79.43 KiB | Visualizado 30516 vezes ]
Aba FaltaInicialmente injeta-se o valor 2,2A e verifica-se o tempo de operação. Lembrando que para esse primeiro ponto de teste a curva esta a frio.
Anexo:
06.png [ 91.32 KiB | Visualizado 30516 vezes ]
Clicando no ícone destacado verifica-se que o tempo está dentro da tolerância prevista, visto que o ponto marcado no gráfico assume a cor verde.
Anexo:
07.png [ 90.76 KiB | Visualizado 30516 vezes ]
Injete novamente o valor de 2,2A para verificar uma atuação mais rápida, devido a memória térmica do relé que torna a característica de atuação agora uma curva quente.
Anexo:
08.png [ 91.07 KiB | Visualizado 30516 vezes ]
Portanto antes de realizar o teste deve-se injetar uma pré-falta sem corrente nenhuma e fechando a BO1 da mala de teste para enviar o sinal de tensão para a BI1 do relé e comandar o reset da curva, tornando-a novamente uma curva fria.
Aba Pré-FaltaClique na aba “Pré-Falta” e marque a caixa também de nome “Pré-falta”. Escolha a opção “Saídas Binárias” e feche a BO01 no campo “Estado”.
Inicie o teste para verificação da atuação da função 49 após o devido reset da curva térmica.
Anexo:
09.png [ 87.88 KiB | Visualizado 30516 vezes ]
Resultado FinalAo iniciar a geração chega-se ao seguinte resultado:
Anexo:
10.png [ 90.25 KiB | Visualizado 30516 vezes ]
Verifica-se que o ponto atua na curva fria. Desse modo outros valores de corrente podem ser testado devendo sempre ser enviado o comando de reinício da memória térmica entre cada ponto de teste.
Att
Eng° Michel