AdrianoCS escreveu:
Prezado Claudinei, boa noite.
Tenho uma possível teoria do que poderia ter ocorrido, analisando a sua oscilografia. Baseando-se no tempo de fechamento do disjuntor e principalmente nos ajustes de sincronismo. Note que a faixa de ângulo permitida é de 30°. Quando chega nesse valor, o relé envia o comando de fechamento de disjuntor. Porém nota-se que o tempo de fechamento é de 76 ms, 16 ms a mais do que o considerado pelo relé. O problema é que essa faixa de 30° está um pouco larga para o sincronismo, fazendo com que ocorra uma sincronização pobre. Note que a sobrecorrente é trifásica o que pode sugerir ou uma falta trifásica, uma oscilação de potência, uma perda de sincronismo ou um sincronismo fora de faixa. Como não temos trip ou pick-up de nenhuma das três opções, o que sobra seria um sincronismo fora de faixa. Pode-se observar também que não foi tão fora da faixa pois a corrente não se elevou muito. Porém foi suficiente para sensibilizar o SOTF. Minha sugestão seria abaixar essa faixa de frequência para verificar se o problema não ocorreria novamente.
Att.
Eng° Adriano de Carvalho
Bom dia Adriano
Obrigado pelo auxílio!
Dificilmente conseguiríamos alterar esses ajustes de sincronismo, pois são definidos pelo O.N.S. previamente à entrada em operação da LT.
Observei também que o fechamento do do DJ ocorreu no limite do sincronismo em termos de ângulo, também acredito ter sido este o motivo do aumento súbito da corrente após o chaveamento.
Outra alternativa poderia ser aumentar o ajuste de pick-up do SOTF, tendo em vista que a SIEMENS recomenda um ajuste de 2,5*In e atualmente estamos com ajuste de 1,25*In.