Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 29 Mar 2024, 08:52

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 6 Mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 30 Nov 2016, 17:28 
Offline

Data de registro: 16 Jun 2016, 12:52
Mensagens: 5
Olá, estou com um projetos em mãos aonde o autor do projeto diz que não se pode utilizar um ajuste menor do que 10% da corrente nominal do tc.

Ex.: um tc 75/5 teria que ser ajustado no minimo em 7,5A, porém não achei literatura que apoie essa idéia e muito menos consegui imaginar um impeditivo para ajustar em um valor menor que 10%, encontrei em alguns sites de fabricantes de tc dizendo que uma corrente de carga abaixo de 10% do valor nominal provocaria uma alteração na precisão porém a alteração não seria significante.

Digo isso pois as normas da concessionaria local pedem que a corrente da unidade 67(Sobrecorrente direcional) seja ajustada em 10% da potência nominal dos geradores, oque normalmente cai abaixo dos 10%.

desde já agradeço.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 05 Dez 2016, 09:46 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Prezado Guilherme, bom dia!

Para entender melhor sua dúvida, por favor, poderia postar a norma aqui no fórum?

Geralmente, a função que baseia os ajustes na potência de um gerador é a função 32 (Direcional de Potência).

Na função 67, o único ajuste que é realizado é o Ângulo de torque Máximo (ATM), no qual está relacionado ao ângulo de falta. Essa função geralmente bloqueia ou não a função de sobrecorrente, seja ela temporizada ou instantânea. Nesse caso, o pickup ajustado é na função de sobrecorrente, e não faz sentido algum parametrizar o pickup com 10% da corrente nominal do gerador!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 05 Dez 2016, 16:21 
Offline

Data de registro: 16 Jun 2016, 12:52
Mensagens: 5
Segue critérios.


Anexos:
ANEXO 1 - REQUISITOS A SEREM ATENDIDOS PARA OPERAÇÃO DE GERAÇÃO PRÓPRIA EM REGIME DE PARALELISMO MOMENTÂNEO.pdf [150.41 KiB]
Baixado 304 vezes
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 05 Dez 2016, 17:07 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Prezado Guilherme,

Da norma:

Função de verificação de sobrecorrente direcional de fase (67), que deverá atuar nos casos em que o sistema de geração própria possa alimentar uma falta na rede da ENERGISA, durante o intervalo de tempo em que perdurar o paralelismo momentâneo. Essa proteção deve ser ajustada em, no máximo, 10% da corrente nominal de fase da geração instalada na unidade consumidora e deve atuar num tempo de 300 ms, no máximo, no disjuntor geral em MT da unidade consumidora ou no o disjuntor de transferência

Dessa trecho posso levantar a seguinte afirmação: O "ajuste no relé" é de 10% da nominal da geração instalada. A corrente que passa pelo TC nem sempre será de 10%. Vale ressaltar que a proteção deverá estar olhando para o sistema da CEMAT. Logicamente, que se em um caso de paralelismo momentâneo, ocorrer um curto na linha da CEMAT, o fluxo de corrente ( que será muito maior do que 10%, fazendo com que a ideia da imprecisão do TC para essas faixas caia por terra) do gerador passa a alimentar esse curto. Porém ele não irá durar, pois quando a corrente atingir o pickup (10 % nesse caso) e a direcionalidade correta (do gerador para o sistema), ocorrerá o trip em 300ms. Durante um paralelismo momentâneo saudável, o fluxo será do gerador para as cargas e não do gerador para o sistema, fazendo com que não ocorra o trip nesse instante.

Resumo da Historia, para paralelismo momentâneo com falta, a corrente será muito maior do que 10% da nominal, e possuirá o sentido do gerador para o sistema. O relé, por sua vez, está com um ajuste muito sensível, polarizado no sentido do curto e portanto irá atuar em 300 ms. Para condições de carga, o valor da corrente deverá ser maior do que 10%, porém a direção da corrente é do gerador para as cargas, fazendo com que não ocorra nenhuma atuação.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 05 Dez 2016, 17:48 
Offline

Data de registro: 16 Jun 2016, 12:52
Mensagens: 5
Entendi, minha duvida é apenas com relação a condição normal. No caso, se em condições normais, o relé não poderia abrir indevido por algum ruido gerado na rede/cabos; Pois temos casos em que o relé mede correntes ruidosas mesmo com o disjuntor aberto.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 07 Dez 2016, 09:14 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Em condições normais o fluxo de corrente será do gerador para a carga. Mesmo o ajuste do pickup sendo pequeno, a direcionalidade da função 67 é do gerador para a linha. Portanto para condições normais não ocorrerá atuação do TRIP.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 6 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil