Forum de Proteção e Automação - CONPROVE
https://forum.conprove.com/

Ajuste minimo de proteções baseado na In do tc.
https://forum.conprove.com/viewtopic.php?f=5&t=909
Página 1 de 1

Autor:  guilhermemarini [ 30 Nov 2016, 17:28 ]
Assunto do Tópico:  Ajuste minimo de proteções baseado na In do tc.

Olá, estou com um projetos em mãos aonde o autor do projeto diz que não se pode utilizar um ajuste menor do que 10% da corrente nominal do tc.

Ex.: um tc 75/5 teria que ser ajustado no minimo em 7,5A, porém não achei literatura que apoie essa idéia e muito menos consegui imaginar um impeditivo para ajustar em um valor menor que 10%, encontrei em alguns sites de fabricantes de tc dizendo que uma corrente de carga abaixo de 10% do valor nominal provocaria uma alteração na precisão porém a alteração não seria significante.

Digo isso pois as normas da concessionaria local pedem que a corrente da unidade 67(Sobrecorrente direcional) seja ajustada em 10% da potência nominal dos geradores, oque normalmente cai abaixo dos 10%.

desde já agradeço.

Autor:  AdrianoCS [ 05 Dez 2016, 09:46 ]
Assunto do Tópico:  Re: Ajuste minimo de proteções baseado na In do tc.

Prezado Guilherme, bom dia!

Para entender melhor sua dúvida, por favor, poderia postar a norma aqui no fórum?

Geralmente, a função que baseia os ajustes na potência de um gerador é a função 32 (Direcional de Potência).

Na função 67, o único ajuste que é realizado é o Ângulo de torque Máximo (ATM), no qual está relacionado ao ângulo de falta. Essa função geralmente bloqueia ou não a função de sobrecorrente, seja ela temporizada ou instantânea. Nesse caso, o pickup ajustado é na função de sobrecorrente, e não faz sentido algum parametrizar o pickup com 10% da corrente nominal do gerador!

Autor:  guilhermemarini [ 05 Dez 2016, 16:21 ]
Assunto do Tópico:  Re: Ajuste minimo de proteções baseado na In do tc.

Segue critérios.

Anexos:
ANEXO 1 - REQUISITOS A SEREM ATENDIDOS PARA OPERAÇÃO DE GERAÇÃO PRÓPRIA EM REGIME DE PARALELISMO MOMENTÂNEO.pdf [150.41 KiB]
Baixado 304 vezes

Autor:  AdrianoCS [ 05 Dez 2016, 17:07 ]
Assunto do Tópico:  Re: Ajuste minimo de proteções baseado na In do tc.

Prezado Guilherme,

Da norma:

Função de verificação de sobrecorrente direcional de fase (67), que deverá atuar nos casos em que o sistema de geração própria possa alimentar uma falta na rede da ENERGISA, durante o intervalo de tempo em que perdurar o paralelismo momentâneo. Essa proteção deve ser ajustada em, no máximo, 10% da corrente nominal de fase da geração instalada na unidade consumidora e deve atuar num tempo de 300 ms, no máximo, no disjuntor geral em MT da unidade consumidora ou no o disjuntor de transferência

Dessa trecho posso levantar a seguinte afirmação: O "ajuste no relé" é de 10% da nominal da geração instalada. A corrente que passa pelo TC nem sempre será de 10%. Vale ressaltar que a proteção deverá estar olhando para o sistema da CEMAT. Logicamente, que se em um caso de paralelismo momentâneo, ocorrer um curto na linha da CEMAT, o fluxo de corrente ( que será muito maior do que 10%, fazendo com que a ideia da imprecisão do TC para essas faixas caia por terra) do gerador passa a alimentar esse curto. Porém ele não irá durar, pois quando a corrente atingir o pickup (10 % nesse caso) e a direcionalidade correta (do gerador para o sistema), ocorrerá o trip em 300ms. Durante um paralelismo momentâneo saudável, o fluxo será do gerador para as cargas e não do gerador para o sistema, fazendo com que não ocorra o trip nesse instante.

Resumo da Historia, para paralelismo momentâneo com falta, a corrente será muito maior do que 10% da nominal, e possuirá o sentido do gerador para o sistema. O relé, por sua vez, está com um ajuste muito sensível, polarizado no sentido do curto e portanto irá atuar em 300 ms. Para condições de carga, o valor da corrente deverá ser maior do que 10%, porém a direção da corrente é do gerador para as cargas, fazendo com que não ocorra nenhuma atuação.

Autor:  guilhermemarini [ 05 Dez 2016, 17:48 ]
Assunto do Tópico:  Re: Ajuste minimo de proteções baseado na In do tc.

Entendi, minha duvida é apenas com relação a condição normal. No caso, se em condições normais, o relé não poderia abrir indevido por algum ruido gerado na rede/cabos; Pois temos casos em que o relé mede correntes ruidosas mesmo com o disjuntor aberto.

Autor:  AdrianoCS [ 07 Dez 2016, 09:14 ]
Assunto do Tópico:  Re: Ajuste minimo de proteções baseado na In do tc.

Em condições normais o fluxo de corrente será do gerador para a carga. Mesmo o ajuste do pickup sendo pequeno, a direcionalidade da função 67 é do gerador para a linha. Portanto para condições normais não ocorrerá atuação do TRIP.

Página 1 de 1 Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/