Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 28 Mar 2024, 19:16

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Curto Circuito em TC de medição
MensagemEnviado: 25 Ago 2015, 19:01 
Offline

Data de registro: 25 Ago 2015, 18:56
Mensagens: 3
Senhores (as), tenho dúvidas quanto ao nível de curto-circuito de um TC de medição.
Esta dúvida foi gerada quanto precisei instalar um TC de 200:5 em um Quadro de Força com Icc de 12kA. Sei que meu TC entra em saturação com 2xIn. O que vai acontecer com ele no momento do Icc?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 25 Ago 2015, 20:23 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Prezado usuário, a priori, caso esse TC de medição experimente uma corrente de curto circuito dessa proporção e visto que a magnitude de corrente para que ele entre em saturação é de 2xIn, logicamente ele irá saturar e o nível de corrente RMS no secundário será praticamente zero. Não se esqueça de verificar o dimensionamento do TC com relação ao fator térmico, que no caso, se ele for excedido, poderá danificar severamente o equipamento.

Como é um TC de medição e se ele estiver bem dimensionado, não importa se ele irá saturar ou não, visto que não é necessário faturar em cima de uma condição de curto-circuito. Agora se o TC for de proteção e este entrar em condição de saturação, ai a história muda de figura.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 Ago 2015, 16:23 
Offline

Data de registro: 25 Ago 2015, 18:56
Mensagens: 3
.


Editado pela última vez por PReletrica em 26 Ago 2015, 16:33, num total de 1 vezes

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 Ago 2015, 16:31 
Offline

Data de registro: 25 Ago 2015, 18:56
Mensagens: 3
Sr. Adriano,
Muito obrigado pela resposta, com base nela tomei novos rumos em minha pesquisa e encontrei o seguinte artigo:

"1. Transformadores de corrente para serviço de medição

Os TC's empregados na medição de corrente ou energia são equipamentos capazes de trasformar as correntes de carga na relação, em geral, de Ip/5 A , propiciando­ o registro dos valores pelos instrumentos medidores sem que estes estejam ligação direta com o circuito primário da instalação.

Eventualmente, são construídos transformadores de corrente com vários núcleos, uns destinados à medição de energia e outros, próprios para o serviço de proteção. Porém, as concessionárias, geralmente, especificam em suas normas unidades separadas para a sua medição de faturamento, devendo o projetista da ação reservar uma unidade independente para a proteção, quando for o caso.

2. FATOR DE SOBRECARGA

Além de representar uma elevada segurança aos operadores e leituristas, os transformadores de corrente têm a finalidade de proteger os instrumentos de medida contra sobrecargas ou sobrecorrentes de valores muito elevados. Isto é possível, porque o seu núcleo é especificado para entrar em saturação para correntes superiores à corrente nominal vezes o fator de sobrecorrente, conforme se pode mostrar na equação: onde:

Ips- corrente primária nominal de segurança

Inp- corrente nominal primária do TC

Já a corrente primária nominal de segurança é expressa pelo valor da corrente primária que atende a equação

Ks - relação nominal do TC;

Is - corrente que flui no secundário do TC;

Ip- corrente que flui no primário do TC.

A segurança do instrumento alimentado pelo TC será tanto maior quanto menor for o fator de segurança. Assim, para um TC 100-5A, instalado num circuito onde a corrente primária de defeito é de 3.200A e a corrente secundária é de 20A (TC saturado), tem-se:

Kn=100/5 = 20

Is = 4 X 5 = 20 A

Ip = 3.200 A

20 x 20<0,9 x 3.200

400 < 2.880 ( satisfaz a condição)

O fator Fs , segundo a NBR 6856/81 deve ser decidido entre fabricante e comprador desde que a equação seja satisfeita. Em geral, Fs varia entre valores de 4 a 10. Isto quer dizer, neste último caso, que a saturação do TC deve-se dar a partir de: 10 X 100 = 1.000 A.

O valor do fator de sobrecorrente ou de segurança é especificado para a maior carga nominal designada para o TC. Ao se conectar cargas inferiores, o fator de segurança cresce inversamente proporcional à redução da carga conectada. Assim um TC cujo Fs = 8, ao se aplicar no seu secundário uma carga de 50% da sua carga nominal, o fator de segurança toma o valor de: Fs = 8/0,5 = 16.

Normalmente os aparelhos de medida são fabricados para suportar por um período de 1 segundo cerca de 50 vezes a sua corrente nominal, o que permite uma segurança extremamente grande para a operação destes equipamentos.
"


Com esse artigo consegui entender os fatores térmico e de segurança do meu TC e entender que ele suporta até 20kA de corrente térmica e que com Icc=2kA meu TC entra em saturação e mantem a seguranças das pessoas protegendo também minha instalação.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil