Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 27 Abr 2024, 11:40

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 23 Mar 2012, 11:19 
Offline

Data de registro: 23 Mar 2012, 11:07
Mensagens: 4
Primeiramente, bom dia!

Possuo um transformador com duplo secundário, que alimenta um carga (inversor de 12 pulsos). No projeto veio mostrando para eu aterrar o lado estrela do secundário do transformador. Porém, no outro sistema idêntico que a indústria possuía, não está aterrado. O que fazer? Acho que não precisa aterrar, pois a função não seria para anular as harmônicas de certa ordem no secundário deste trafo?

Obrigado,


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 Mar 2012, 19:38 
Offline

Data de registro: 18 Mai 2010, 09:07
Mensagens: 789
Prezado Felip

Como está a ligação do enrolamento primário do transformador?

Considerando :

1)Zig-Zag , DELTA ou Estrela não Aterrada. (enrolamento 1)

a)Nesse caso é interessante aterrar o lado estrela (enrolamento 2) para detectar faltas fase-terra utilizanto a proteção de sobrecorrente para o neutro.

b)Entretanto caso o lado estrela não esteja aterrado (enrolamento 2) deve-se utilizar outro tipo de função para proteger faltas-fase terra.

B) Estrela Aterrada.

Aqui pode ser escolhido qualquer uma das opções, de modo que a proteção pode
ser realizada no aterramento do primário (enrolamento 1).



Quanto aos harmônicos quando um dos enrolamentos for delta ou zig-zag ele "prende" a terceira hármonica e não deixa "passar" para o outro enrolamento.

Att

Michel


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 Mar 2012, 11:21 
Offline

Data de registro: 23 Mar 2012, 11:07
Mensagens: 4
Então,

Na verdade, o primário está em Delta, e o secundário, em Delta/Estrela.

Sobre a proteção de falta fase-terra, está sendo feita por outro instrumento, acredito que no TC toroidal, ou outro qualquer.

Com relação a harmônica, foi por isso que foi projeto um trafo com 2 enrolamentos no secundário, e um retificador de 12 pulsos como conversor de frequência. Assim, não só as 3° harmônicas, mas outras principais também serão defasadas em 30° e "anuladas" no secundário deste trafo. Eu acho, por isso que eu acharia melhor não aterrar, mas ainda não com 100% de certeza!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 30 Set 2013, 23:24 
Offline

Data de registro: 30 Set 2013, 23:12
Mensagens: 1
Prezado Felip,

Boa noite.


Na empresa que eu trabalho também existem transformadores com duplo secundário, onde temos:

Primário: Delta;
1º Secundário: Estrela não aterrada;
2º Secundário: Delta.

Os nossos transformadores também alimentam retificadores de 12 pulsos. E o grupo (transformador/Retificador) tem como objetivo fornecer potência a um sistema de tração. Caso queira discutir mais sobre o assunto, favor me mande um e-mail que te passo o meu contato.

Att,

Onis


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil