Pessoal,
Estou tendo problemas para dimensionar um TC de proteção, pois o ponto da corrente de CC da subestação é um valor relativamente alto. Se eu ajusto a RTC do TC em relação ao curto utilizando FS de 20 conforme norma:
Icc-máx: 8.872A In,p=ICC/20 In,p=8872/20 In,p=443,6A TC escolhido: 500:5
Mas a concessionária exige q a função 51F deve ser superior a 20% da corrente nominal do TC, o que seria nesse caso 100A (TC:500/5) mas a corrente nominal do sistema foi calculado conforme orientações da concessionária para a potencia da demanda (1400kVA) q dá In=58A e para ajustar o relé 51F, a concessionária também pede que: - Quando a potência instalada é muito maior que a demanda a ser contratada (diferença maior que 500KVA), ou em casos onde a carga instalada é maior que 2.500 KVA, a função 51F deverá ser feita entre 10% e 30% maior que a demanda contratada em KVA. Se eu ajustar a corrente em 30% dará em torno de 76A, no qual não consigo atender o outro item que exige no mínimo 20% da corrente nominal do TC.
Como poderia resolver essa situação? há outra maneira de dimensionar o TC sem levar em conta este FS de 20?
|