Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 29 Mar 2024, 05:45

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Teleproteção - Duvidas gerais
MensagemEnviado: 05 Dez 2010, 14:48 
Offline

Data de registro: 23 Nov 2010, 15:29
Mensagens: 41
alguem pode me explicar ou me indicar um material bem didatico de Teleproteção ?
POTT, PUTT, ... , Blocking, Unblocking ? ... tudo parece muito confuso , quando uso um quando uso outro , quais vantagens e desvantagens e finalmente como reconhecer o esquema usado a partir de um diagrama ??


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 06 Dez 2010, 17:44 
Offline

Data de registro: 27 Mar 2010, 20:54
Mensagens: 9
Objetivo da teleproteção é conseguir atuações seletivas e rápida em 100% da linha.
Na graduação normal a zona 1 do relé é ajustada para cobrir aproximadamente 85% da linha, com atuação instantânea (sem qualquer temporização). Já as demais zonas sobrealcançam a linha. As zonas mais altas enxergam impedâncias maiores e são gradativamente temporizadas com intervalos típicos de 0,2 a 0,4 s.
Tomando como exemplo a figura baixo, um curto próximo de A será visto pela Z1 (A), que atuará instantaneamente, no entanto em B só será visto pela Z2 (B), e o tempo de atuação será retardado pela temporização da zona.
Um esquema de teleproteção aqui, poderia mandar um sinal de A para B , fazendo B atuar imediatamente, sem a temporização.

Anexo:
FaltaProxA.jpg
FaltaProxA.jpg [ 29.48 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


Existem vário esquemas de teleproteção que são caracterizados de duas formas, de sub e sobrealcance.

Esquemas de subalcanço

Em esquemas de subalcanço, os relés são ajustados com uma característica de graduação normal (tal como na figura acima). Nesses esquemas, se detectada a falta na Zona 1 em um dos reles, ele enviará um sinal de transferência de Trip para o outro. O outro rele, recebendo este sinal, tomará então a decisão se deverá ou não atuar.
• PUTT (Permissive Under reach Transfer Trip) por Pickup
• PUTT por aceleração por Z1B
• PUTT por tranferência direta

Esses esquemas são todos permissíveis (liberação), ou seja, o sinal recebido do outro relé libera o processo de detecção e atuação.
PUTT por pickup, ao receber o sinal do outro relé, o relé só atuará se os níveis de medição atingiram os limites de pickup. O pickup em relé de distancia pode ser por sobrecorrente, sobrecorrente dependentes das tensões (subtensão), subimpedância, etc.

Anexo:
Esq01.png
Esq01.png [ 36.92 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


PUTT por aceleração por Z1B, ao receber o sinal do outro relé, o relé só atuará se a impedância medida por ele estiver dentro da zona 1 estendida (Z1B), ajustada geralmente em cerca se 120% do comprimento da linha. O sinal recebido habilita a detecção por Z1B (uma entrada binária alocada para esta habilitação), configurada para atuar sem qualquer temporização.

Anexo:
Esq02.png
Esq02.png [ 39.52 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


PUTT por transferência direta, o relé atua imediatamente ao receber o sinal do outro relé, sem qualquer verificação.

Anexo:
Esq03.png
Esq03.png [ 31.23 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


Note que a diferença nesses três casos, não esta no circuito de teleproteção, e sim na forma detectado pelo relé, que por sua vez vai depender das características da linha e disponibilidades do relé de proteção. Em PUTT por transferência direta, se caracteriza por ser mais rápida, pois não há a necessidade de outras medidas, atuando mesmo se do outro lada estiver sem alimentação ou com níveis de tensões baixos, que podem comprometer a detecção da falta. Por outro lado, se por algum defeito na transmissão o relé receber um sinal indevido, ele atuará sem qualquer análise. Isso é evitado usando pickup ou Z1B. A melhor condição entre Z1B ou pickup vão depender das características da linha e filosofia de proteção adotada. Em linhas por exemplo em que os níveis de correntes são capazes de caracterizar bem a falta, a detecção por pickup (sobrecorrente, ou sobrecorrente dependente da tensão) é suficiente.
Em todas elas a zona 1 deverá enxergar para frente da linha (forward), caracterizando bem a necessidade em se abrir o disjuntor do outro lado, e de forma alguma Z1 poderá sobrealcançar a linha.
Dependendo do relé, tal como pode ser visto nos desenhos acima (tirados do manual do usuário do 7SA6 da SIEMENS). Os sinais de transmissão podem ser prolongados por um tempo Ts para compensar possíveis diferenças no tempo do pickup. Um tempo também Tv na Direta pode ser usado para questionar o sinal recebido, que deverá ser mantido por um tempo superior a este, evitando que algum tipo de ruído na transmissão provoque uma atuação indevido.

Esquemas de Sobrealcanço

Já os esquemas de sobrealcanço, é usado principalmente em linhas muito curtas, onde o ajuste seguro para Z1 a 85% da linha não é possível. O trip rápido é garantido pelo teleproteção. Geralmente a detecção da falta é iniciada por Z1B (também é usado a detecção por pickup direcional) , o sinal é então enviado ao outro relé, liberando a atuação caso a falta também esteja dentro de sua zona Z1B (ou nas condições adequadas do pickup direcional) . Por outro lado o relé que enviou o sinal também depende de um sinal de liberação do outro relé, para a atuação.

Anexo:
FaltaZ1BDentro.jpg
FaltaZ1BDentro.jpg [ 22.26 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


Tomando então a figura acima como exemplo, uma falta na linha (entre A e B) é vista tanto por Z1B de A como Z1B de B. O relé A envia o sinal de liberação para o relé B, que por sua vez também envia um sinal de liberação para A e como ambos recebem sinais de liberação do terminal oposto e ambos estão dentro de Z1B, ambos atuarão.
Tomando então como exemplo a figura abaixo. Se a falta estiver fora da região entre A e B, porem dentro da região Z1B de um dos relés, no exemplo Z1B de A. O relé A enviará o sinal para B. No entanto B não vai enviar sinal para A (portanto A não receberá o sinal de liberação e não vai atuar), como B também não vai atuar porque a falta não esta dentro de Z1B de B.

Anexo:
FaltaZ1BFora.jpg
FaltaZ1BFora.jpg [ 22.34 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


Alguns esquemas de sobrealcance são de bloqueio, ou seja os sinais enviados bloqueiam a atuação do outro relé ao invés de liberar.
Entre os esquemas permissíveis (de liberação) de sobrealcance temos:
• POTT (Permissive Over reach Transfer Trip), por Z1B
• Pickup de comparação direcional
• Desbloqueio por Z1B
Entre os de bloqueio, tamos:
• Bloqueio por Z1B
O POTT funciona exatamente como mostrado nas duas figuras anteriores. A detecção é iniciada por Z1B, que envia o sinal para o outro relé. Este outro relé só deverá atuar se a falta for detectada por sua zona Z1B, ele também devera sinalizar para que o outro relé atue. Um pré requisito é que Z1B em ambos os relés seja ajustados para frente (Forward).

Anexo:
Esq04.png
Esq04.png [ 40.41 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


O pickup de comparação direcional é bem parecido com o esquema anterior. Apenas a detecção da falta é inicializada por pickup suplementada por um elemento direcional. Assim o sinal é enviado apenas se atingir o níveis de pickup e se for vista para frente (Forward) pelo relé. Esse relé então envia o sinal para o outro, que só deverá atuar se também exceder os níveis de pickup e se a falta estiver a sua frente (Forward ). O outro relé, também dependerá da sinalização do relé do lado oposto.

Anexo:
Esq05.png
Esq05.png [ 37.56 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


Já o esquema de desbloqueio por Z1B, a detecção é iniciada por Z1B. Neste na verdade o circuito de transmissão trabalha com o envio de dois sinais em frequências diferentes. Uma frequência de monitoramento fO e uma frequência de desbloqueio fU. fO é enviada o tempo todo, e serve para indicar que a transmissão esta correta. Se fO não chegar será sinalizado o erro. Se a falta for detectada por Z1B em um dos relés ele enviará o sinal fU. O outro relé recebendo fU vai atuar se a falta também estiver dentro de sua zona Z1B, como também vai enviar para o outro um sinal fU.

Anexo:
Esq06.png
Esq06.png [ 54.87 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


No bloqueio por Z1B, o canal de transmissão é usado para enviar um sinal de bloqueio. Assim se o sinal não chegar por falha na transmissão não vai atrapalhar a atuação dos relé, como no caso dos sinais de liberação.
Um sinal de bloqueio é enviado assim que a falta é detectada pelo relé, no entanto ele para imediatamente caso a falta esteja a frente do relé (forward). No mesmo relé a falta é detectado por Z1B, que neste caso atuará caso não receba do outro relé o sinal de bloqueio. Assim, os sinais enviados por ambos os relé são de bloqueio, e que só serão mantidos caso for uma falta reversa.

Anexo:
Esq07.png
Esq07.png [ 50.55 KiB | Visualizado 10536 vezes ]


É importante neste caso que o pickup dos relés sejam capazes de enxergar as faltas dentro de toda a região Z1B dele e do outro relé. Z1B também deverá ser ajustada pra frente (forward).
Uma falta entre A e B, é vista pelo pickup nos dois relés, iniciando o sinal de bloqueio. Como no entanto nos dois a falta esta a frente (forward), visto pelo elemento direcional, o sinal de bloqueio é abortado em ambos. então os dois estarão livres para atuar por Z1B.
Uma falta fora de A-B, mas que ainda esteja dentro de Z1B de um dos relés, vai iniciar o bloqueio em ambos. Para o relé cuja a falta esta dentro de Z1B, e portanto a sua frente, o sinal de bloqueio é retirado, no entanto para o outro isso não importa, pois a falta estará na sua região reversa, e portanto fora de sua zona Z1B. E como esta na sua região reversa, o seu sinal de bloqueio não será retirado, impedindo a atuação do primeiro relé, cuja a falta esta em Z1B.


Espero que tenha ajudado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 08 Dez 2010, 12:48 
Offline

Data de registro: 23 Nov 2010, 15:29
Mensagens: 41
Poxa , se ajudou ...e muito sua resposta realmente foi uma aula, muito obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 14 Jul 2014, 16:53 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Prezados

A CONPROVE querendo sempre auxiliar seus clientes a realizarem testes utilizando a caixa de teste CE-6006 apresenta um tutorial ensinando como testar a função 21 com característica quadrilateral juntamente com a função de teleproteção (teste de ponta a ponta) utilizando os relés SIEMENS 7SA51 e 7SA61. O tutorial pode ser acessado no link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/tutoriais/Tutorial_Teste_Teleprotecao_CE6006.pdf

Nesse tutorial os principais tópicos abordados são:

1 - Como realizar as ligações entre o CE-6006 e o relé da SIEMENS 7SA61.
2 - Como realizar as ligações entre o CE-6006 e o relé da SIEMENS 7SA51.
3 - Como realizar as ligações e configurações do CE-GPS.
4 - Como realizar a comunicação e os ajustes do relé SIEMENS 7SA61.
5 - Como realizar a comunicação e os ajustes do relé SIEMENS 7SA51.
6 - Como realizar os ajustes das saídas binárias do relé SIEMENS 7SA61.
7 - Como realizar os ajustes das saídas binárias do relé SIEMENS 7SA51.
8 - Teste do esquema de teleproteção (ponto a ponto) PUTT por aceleração da Z1B (zona estendida).
9 - Simulação de 5 faltas em 5 pontos diferentes da linha utilizando o software SEQUENC.
10 - Avaliação do tempo de atuação por teleproteção e sem teleproteção no software SEQUENC.
11 - Como obter relatório automático do teste realizado.

Caso alguém tenha alguma dúvida, sugestão ou
crítica em relação a esse tutorial favor postar aqui.

Att
Eng° Adriano.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 19 Abr 2016, 21:16 
Offline

Data de registro: 20 Mar 2016, 18:46
Mensagens: 22
Pessoal, quais as distâncias apropriadas para cada tipo de esquema de teleproteção, levando em consideração equipamento, implantação, preço... ?
Li que POTT é ideal para linhas menores, em torno de 20Km.

Desde já, muito obrigado a todos.

Michel


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil