Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 27 Abr 2024, 17:39

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 25 Mar 2014, 11:11 
Offline
Administrador

Data de registro: 16 Mar 2010, 11:25
Mensagens: 118
O PS SIMUL é um software desenvolvido pela Conprove para Modelagem do Sistema de Potência e Simulação de Transitórios Eletromagnéticos.

Este aplicativo possui uma vasta biblioteca de componentes tais como: Linhas, Cabos, Maquinas, Trafos, Transformadores de Instrumentos, Componentes Passivos, Não lineares entre outros.

O software permite ao usuário realizar qualquer tipo de simulação e analise de fenômenos Eletromagnéticos bem como Eletromecânicos no sistema de energia.

Alguns exemplos de Aplicação (Estudos e Simulações):

- Oscilação de Potência
- Falta em Linhas de Transmissão
- Curto entre Espiras de Transformador
- Saturação de TC
- Estabilidade Transitória
- Teste de Acordo com a norma IEC 60255-121
- Partida de Motor
- Energização de Transformador
- Falta Evolutiva
- Operação de Manobra
- Harmônicos e Inter-Harmônicos

Abaixo segue o link com mais informações e uma apresentação do produto.

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html


Att;

Paulo Junior


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 Abr 2014, 11:08 
Offline

Data de registro: 10 Out 2011, 14:59
Mensagens: 15
Caro Paulo, embora eu não trabalhe com isso, mas quais as vantagens em relação ao ATP, se é que tem a mesma finalidade?
Abraços


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 Abr 2014, 19:36 
Offline
Administrador

Data de registro: 16 Mar 2010, 11:25
Mensagens: 118
Olá Bruno;

O PS Simul possui várias vantagens em relação ao ATP, algumas delas são:

- O PS Simul utiliza integração trapezoidal para resolução das equações diferenciais e em chaveamentos utiliza o método de EULER para evitar oscilações numéricas. O ATP não possui este recurso de trabalhar com o método de EULER, portanto algumas vezes o forma de onda é mostrada com uma oscilação que não existe na pratica é apenas uma oscilação numérica proveniente do calculo e isso pode atrapalhar e dificultar as analises.

- Curto entre Espiras no Transformador: O Software PS Simul já permite ao usuário o acesso direto ao percentual do enrolamento que se quer curto-circuitar. Facilitando este tipo de simulação para o usuário. o ATP não dispõe deste recurso.

- Faltas em Linhas de Transmissão: O Aplicativo PS Simul permite que se conecte um bloco de falta diretamente na linha de transmissão ou cabo para efetuar a simulação de falta sem a necessidade de se dividir esta linha de transmissão em duas linhas, como normalmente é feito no ATP. No caso do PS Simul basta o usuário entrar com a distancia para a aplicação da falta.

- Acesso aos enrolamentos do rotor da maquina elétrica: O PS Simul possibilita o acesso externo as conexões da Maquina. Ao contrário o ATP não permite ao usuário este controle.

- Loop e Constante: O Programa PS Simul permite ao usuário trabalhar e gerenciar variáveis globais, chamada de constantes, desta forma o usuário pode, por exemplo definir que a frequencia de todas as fontes de seu sistema em um único ponto e quando alterar neste ponto, todas as fontes passam a trabalhar com esta nova frequencia. Alem disso, para múltiplos testes existe um ótimo recurso que é o Loop, com este artefato, o usuário pode criar múltiplos testes alterando uma ou mais constantes, e desta forma varrendo uma infinidade de possibilidades. Estes resultados são salvos em arquivos onde é permitido ao usuário comparar lado a lado os resultados distintos. O ATP não possui tal funcionalidade.

- Blocos e Componentes: O software PS Simul possui mais de duzentos componentes diferentes, entre eles componentes do sistema de potencia, de controle entre outros. Muitos dos blocos já permitem ao usuário uma grande comodidade, pois trazem dentro de si equacionamentos e funções já previamente carregadas, poupando assim muito tempo que seria necessário para a confecção da mesma funcionalidade de modo manual. O ATP não permite todos estes recursos.

- Modo Gráfico / RUN TIME:: O Aplicativo PS Simul possui inúmeros gráficos prontos para o usuário tais como: Trajetória de Impedância, Decomposição Harmônica em Gráfico de Barras, Fasores, e Etc... Desta forma o usuário pode facilmente interpretar os resultados das simulações de forma mais visual. O ATP não possui tosos estes recursos.

- Avaliação: O programa PS Simul permite avaliar os resultados comparando os tempos esperados e os resultados das simulações desta forma é possível criar avaliações para o quesito de tempo ou para o quesito de amplitude de um sinal. Estes resultados são mostrados em formas de tabela que podem ser filtrados para um melhor analise. O ATP não possui tal funcionalidade.

- Entradas de Dados pelos Valores de Ensaios: O Software PS Simul permite em vários de seus componentes do sistema de potência que o usuário entre com os parâmetros que foram levantados através de ensaios para definir o modelo, desta forma o componente se aproxima ainda mais do real. O ATP não permite isto.

- Proteger Arquivo: O Ps Simul permite ao usuário que proteja todo ou parte de seu arquivo. Esta facilidade é útil quando mais de usuário ira manipular o arquivo, desta forma o usuário que esta criando o circuito (sistema) a ser simulado pode permitir que outras pessoas que irão trabalhar o arquivo não alterem algumas partes, focando apenas em alterar o que foi liberado no painel de controle por exemplo. O ATP não possui tal facilidade.

- Entre outras ....


Att;

Paulo Junior


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 12 Fev 2015, 19:16 
Offline
Administrador

Data de registro: 16 Mar 2010, 11:25
Mensagens: 118
Disponivel versão de Avalição (Demo) do Software PS Simul.

Agora voce pode acessar o site e fazer o Download da versão de Demonstração.

Segue o Link:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html

O Software lhe permite explorar boa parte dos recussos ficando bloquedas apenas algumas funcionalidade alem da quantidade de componentes que pode ser inseridas.

Nesta versão o usuário ja encontra quatro exemplos para ilustrar o potencial do aplicativo.

Att;

Paulo Junior


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil