Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 28 Mar 2024, 08:21

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 18 Mar 2020, 10:45 
Offline

Data de registro: 19 Jun 2017, 10:53
Mensagens: 17
TREINAMENTO DE OPERADORES UTILIZANDO O SOFTWARE PS SIMUL

O software PS Simul, criado com a finalidade principal de permitir ao usuário modelar os mais variados e complexos componentes dos sistemas de potência/controle e simular transitórios eletromagnéticos e eletromecânicos, possui uma interface bastante intuitiva e amigável, utilizando uma série de recursos que facilitam a entrada de dados em geral, assim como a obtenção e avaliação de resultados.

Além disso, o PS Simul disponibiliza uma biblioteca com mais de 400 elementos a seus usuários. Dentre os modelos que possibilitam a confecção de simulações didáticas para treinamentos, podemos destacar: componentes para modelagem de painéis de controle na Runtime do software (dial, slider, chave, led, medidor), tipos diversificados de gráficos para análise de resultados (analógicos, digitais, fasores, harmônicos, trajetórias de impedâncias), entre outros.

A seguir, serão discutidos alguns conceitos relacionados a topologias de subestações e será mostrado um exemplo de modelagem que possibilita o treinamento de operadores para realização de manobras em uma subestação. O exemplo está disponível na versão FREE do software podendo ser acessado utilizando a aba “Suporte -> Exemplos -> G8 – Manobras em SEP’s”. Dessa forma você poderá abrir os exemplos, verificar parâmetros utilizados nas simulações e visualizar as formas de onda disponibilizadas. Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html

TOPOLOGIAS TÍPICAS DE SUBESTAÇÕES

O arranjo ou topologia é a denominação dada para as formas de conexão entre os equipamentos em uma subestação. Visando definir a topologia a ser adotada para uma SE, requisitos como a disponibilidade, possibilidades de manutenções, flexibilidade operacional e custo, devem ser levados em consideração. Dentre os arranjos mais comuns para as SE, podemos destacar: barramento simples, duplo barramento simples, barramento simples seccionado, barramento principal e de transferência, barramento duplo com um disjuntor, barramento duplo com disjuntor duplo, barramento duplo de disjuntor e meio e barramento em anel. A seguir serão apresentadas informações sobre algumas dessas topologias:

1. Barramento Simples: configuração simples, de fácil operação e menos onerosa, com um único disjuntor manobrando um único circuito. Contudo, pode ser considerada a configuração com menor confiabilidade, visto que a ocorrência de falha no barramento, leva à interrupção completa da subestação. A figura a seguir ilustra um exemplo dessa topologia.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 1 – Arranjo barramento simples.
FIG. 1 - BARR_SIMP.png
FIG. 1 - BARR_SIMP.png [ 13.63 KiB | Visualizado 23803 vezes ]

2. Barramento Principal e de Transferência: nessa configuração, o barramento principal da subestação é conectado a um barramento auxiliar através de um disjuntor de transferência. Dentre as vantagens podemos citar a possibilidade de retirada de serviço de qualquer disjuntor para manutenção, contudo, essa topologia requer um disjuntor extra para conexão entre as barras e qualquer falha no barramento principal resulta no desligamento da subestação. A figura a seguir ilustra um exemplo dessa topologia.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 2 – Arranjo barramento principal e de transferência.
FIG. 2 - B_PRINC_TRANSF.png
FIG. 2 - B_PRINC_TRANSF.png [ 11.61 KiB | Visualizado 23803 vezes ]

3. Barramento Duplo com Disjuntor e Meio: nesse arranjo temos três disjuntores em série conectando uma barra dupla, sendo que cada dois circuitos são protegidos por três disjuntores, ou seja, um disjuntor e meio por circuito. Para tal topologia, como existem duas barras, a ocorrência de falha em uma delas não provocará o desligamento de equipamentos, mas apenas a retirada de operação da barra defeituosa. A figura a seguir ilustra um exemplo dessa topologia.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 3 – Arranjo barramento duplo com disjuntor e meio.
FIG. 3 - DJ_E_MEIO.png
FIG. 3 - DJ_E_MEIO.png [ 9.57 KiB | Visualizado 23803 vezes ]

SIMULADOR DE OPERAÇÕES EM SUBESTAÇÕES

São diversas as manobras realizadas em subestações envolvendo, por exemplo, a retirada e colocação em operação de disjuntores, reatores, seccionadoras, entre outros equipamentos. É comum que na realização da manobra o operador tenha que seguir um procedimento correto, a fim de evitar riscos de danos em equipamentos e prover a segurança de operadores. Dessa forma, torna-se essencial a realização de treinamento dos operadores que realizarão tais manobras.

Nesse contexto, será vislumbrado um exemplo que visa ressaltar as potencialidades do software PS Simul na construção de um simulador de operações em subestações. A operação que deve ser realizada neste exemplo é a retirada do disjuntor sem que a tensão na carga caia.

Na aba Draft é possível ver o sistema de potência que possui um disjuntor em série com duas chaves seccionadoras e uma chave seccionadora de bypass. Neste mesmo ambiente foram implementadas as lógicas de comando e avaliação. Tanto o sistema quanto as lógicas modeladas são ilustrados na figura abaixo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 4 – Sistema modelado no Draft do PS Simul.
FIG. 4 - SEP.png
FIG. 4 - SEP.png [ 16.74 KiB | Visualizado 23803 vezes ]

Como não se trata de uma simulação em tempo real, o usuário deverá escolher o estado final (aberto ou fechado) de cada elemento após a manobra e a ordem em que devem acontecer as manobras. Para isso, foi modelado um painel de controle na Runtime do software utilizando chaves ON/OFF (escolha do estado de cada elemento após a manobra) e diais (escolha da sequência da manobra de cada elemento no processo). Caso a sequência e estados finais sejam escolhidos corretamente, o LED inserido na Runtime ficará verde (caso haja erro no processo o LED fica vermelho). Todos os componentes citados, juntamente com o gráfico que mostra a forma de onda de tensão RMS na carga, são ilustrados abaixo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 5 – Painel de controle modelado na Runtime do PS Simul.
FIG. 5 - RT.png
FIG. 5 - RT.png [ 25.81 KiB | Visualizado 23803 vezes ]

Primeiramente iremos testar o procedimento 01 (incorreto) que segue descrito abaixo:

1) Abertura do disjuntor;
2) Abertura das seccionadoras 1 e 2;
3) Fechamento da chave bypass.

Com esse procedimento, os resultados do software seguem ilustrados abaixo:

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 6 – Resultado do procedimento 01.
FIG. 6 - RT_P1.png
FIG. 6 - RT_P1.png [ 24.42 KiB | Visualizado 23803 vezes ]

Agora iremos testar o procedimento 02 (correto) que segue descrito abaixo:


1) Fechamento da chave bypass;
2) Abertura do disjuntor;
3) Abertura das seccionadoras 1 e 2;

Com esse procedimento, os resultados do software seguem ilustrados abaixo:

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 7 – Resultado do procedimento 02.
FIG. 7 - RT_P2.png
FIG. 7 - RT_P2.png [ 25.57 KiB | Visualizado 23803 vezes ]

O exemplo mostrado é apenas uma das diversas possibilidades de rotinas de manobra que podem ser reproduzidas no PS Simul para treinamento de operadores.

OUTROS EXEMPLOS E POSSIBILIDADES

Além do exemplo mencionado nessa publicação, o software disponibiliza outros que podem ser acessados pela aba Suporte -> Exemplos. Por isso, recomendamos que você realize o download da versão FREE para conhecer tanto os componentes disponibilizados quanto os exemplos prontos. Nossa equipe de suporte técnico ficará à disposição para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao software PS Simul.

Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil