Forum de Proteção e Automação - CONPROVE
https://forum.conprove.com/

Modelagem/Simulação - Transitórios em Sistemas HVDC
https://forum.conprove.com/viewtopic.php?f=19&t=19939
Página 1 de 1

Autor:  Moisés [ 16 Mar 2020, 15:09 ]
Assunto do Tópico:  Modelagem/Simulação - Transitórios em Sistemas HVDC

ESTUDOS TRANSITÓRIOS ENVOLVENDO SISTEMAS HVDC NO PS SIMUL

O software PS Simul, criado com a finalidade principal de permitir ao usuário modelar os mais variados e complexos componentes dos sistemas de potência/controle e simular transitórios eletromagnéticos e eletromecânicos, possui uma interface bastante intuitiva e amigável, utilizando uma série de recursos que facilitam a entrada de dados em geral, assim como a obtenção e avaliação de resultados.

Além disso, o PS Simul disponibiliza uma biblioteca com mais de 400 elementos a seus usuários. Dentre os modelos que possibilitam a análise de transitórios em sistemas HVDC, destacam-se: linhas de transmissão com entrada de dados diversificada (por geometria, matrizes RLC ou matrizes de sequência) e representação por vários modelos (PI, RL, Bergeron, Sem Perdas e com parâmetros dependentes da frequência), blocos de falta com entrada de dados intuitiva e possibilidade de conexão direta com linhas de transmissão (sem necessidade de divisão manual da LT em trechos para aplicação de contingências), elementos de eletrônica de potência para simulação de inversores/retificadores, controladores para sistemas HVDC (controle de corrente, limitador de corrente dependente de tensão, controle de ângulo de extinção), entre outros.

A seguir, será mostrado um estudo possibilitado pelo software PS Simul. Este estudo está disponível na versão FREE do software podendo ser acessado utilizando a aba “Suporte -> Exemplos -> G10 – Eletrônica/HVDC”. Dessa forma você poderá abrir os exemplos, verificar parâmetros utilizados nas simulações e visualizar as formas de onda disponibilizadas. Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html

ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS NO SISTEMA HVDC CIGRE BENCHMARK

Neste exemplo, foi modelado o sistema HVDC CIGRE Benchmark proposto em 1985. Trata-se de um sistema monopolar 500 kV – 1000 MW com conversores de 12 pulsos nos lados retificador e inversor e conectado a um sistema AC (curto-circuito de 2.5 na frequência nominal de 50 Hz) que dificulta consideravelmente a parametrização de controles DC. Filtros AC foram adicionados a fim de absorver os harmônicos gerados pelos conversores e também fornecer potência reativa para os mesmos. O sistema de potência modelado segue ilustrado na figura abaixo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 1 – Sistema de potência modelado no PS Simul.
FIG. 1 - SEP.png
FIG. 1 - SEP.png [ 48.94 KiB | Visualizado 24200 vezes ]

O controle utilizado neste exemplo é bastante simples e eficiente, sendo composto por controladores de gamma (ângulo de extinção) e corrente, além de limitadores de tensão dependentes da corrente mensurada.

A fim de comprovar a eficiência dos controles, foi simulada uma contingência trifásica no sistema, com duração de 0.05 segundos, esperando que após a retirada dessa contingência, o sistema retornasse aos valores de tensões e correntes de regime permanente.

Dentre as formas de onda disponibilizadas na Runtime do software, destacam-se as formas de onda de tensões e correntes no circuito DC, que também estão disponíveis para visualização nas figuras abaixo. Com tais formas de onda, é possível verificar a recuperação rápida do sistema após extinção da contingência.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 2 – Formas de onda de tensão DC para o cenário simulado.
FIG. 2 - TENSAO DC.png
FIG. 2 - TENSAO DC.png [ 12.13 KiB | Visualizado 24200 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 3 – Formas de onda de corrente DC para o cenário simulado.
FIG. 3 - CORRENTE DC.png
FIG. 3 - CORRENTE DC.png [ 11.75 KiB | Visualizado 24200 vezes ]

OUTROS EXEMPLOS E POSSIBILIDADES

Além do exemplo mencionado nessa publicação, o software disponibiliza outros que podem ser acessados pela aba Suporte -> Exemplos. Por isso, recomendamos que você realize o download da versão FREE para conhecer tanto os componentes disponibilizados quanto os exemplos prontos. Nossa equipe de suporte técnico ficará à disposição para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao software PS Simul.

Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.

Página 1 de 1 Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/