Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 28 Mar 2024, 16:55

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 16 Mar 2020, 15:09 
Offline

Data de registro: 19 Jun 2017, 10:53
Mensagens: 17
ESTUDOS TRANSITÓRIOS ENVOLVENDO SISTEMAS HVDC NO PS SIMUL

O software PS Simul, criado com a finalidade principal de permitir ao usuário modelar os mais variados e complexos componentes dos sistemas de potência/controle e simular transitórios eletromagnéticos e eletromecânicos, possui uma interface bastante intuitiva e amigável, utilizando uma série de recursos que facilitam a entrada de dados em geral, assim como a obtenção e avaliação de resultados.

Além disso, o PS Simul disponibiliza uma biblioteca com mais de 400 elementos a seus usuários. Dentre os modelos que possibilitam a análise de transitórios em sistemas HVDC, destacam-se: linhas de transmissão com entrada de dados diversificada (por geometria, matrizes RLC ou matrizes de sequência) e representação por vários modelos (PI, RL, Bergeron, Sem Perdas e com parâmetros dependentes da frequência), blocos de falta com entrada de dados intuitiva e possibilidade de conexão direta com linhas de transmissão (sem necessidade de divisão manual da LT em trechos para aplicação de contingências), elementos de eletrônica de potência para simulação de inversores/retificadores, controladores para sistemas HVDC (controle de corrente, limitador de corrente dependente de tensão, controle de ângulo de extinção), entre outros.

A seguir, será mostrado um estudo possibilitado pelo software PS Simul. Este estudo está disponível na versão FREE do software podendo ser acessado utilizando a aba “Suporte -> Exemplos -> G10 – Eletrônica/HVDC”. Dessa forma você poderá abrir os exemplos, verificar parâmetros utilizados nas simulações e visualizar as formas de onda disponibilizadas. Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html

ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS NO SISTEMA HVDC CIGRE BENCHMARK

Neste exemplo, foi modelado o sistema HVDC CIGRE Benchmark proposto em 1985. Trata-se de um sistema monopolar 500 kV – 1000 MW com conversores de 12 pulsos nos lados retificador e inversor e conectado a um sistema AC (curto-circuito de 2.5 na frequência nominal de 50 Hz) que dificulta consideravelmente a parametrização de controles DC. Filtros AC foram adicionados a fim de absorver os harmônicos gerados pelos conversores e também fornecer potência reativa para os mesmos. O sistema de potência modelado segue ilustrado na figura abaixo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 1 – Sistema de potência modelado no PS Simul.
FIG. 1 - SEP.png
FIG. 1 - SEP.png [ 48.94 KiB | Visualizado 23736 vezes ]

O controle utilizado neste exemplo é bastante simples e eficiente, sendo composto por controladores de gamma (ângulo de extinção) e corrente, além de limitadores de tensão dependentes da corrente mensurada.

A fim de comprovar a eficiência dos controles, foi simulada uma contingência trifásica no sistema, com duração de 0.05 segundos, esperando que após a retirada dessa contingência, o sistema retornasse aos valores de tensões e correntes de regime permanente.

Dentre as formas de onda disponibilizadas na Runtime do software, destacam-se as formas de onda de tensões e correntes no circuito DC, que também estão disponíveis para visualização nas figuras abaixo. Com tais formas de onda, é possível verificar a recuperação rápida do sistema após extinção da contingência.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 2 – Formas de onda de tensão DC para o cenário simulado.
FIG. 2 - TENSAO DC.png
FIG. 2 - TENSAO DC.png [ 12.13 KiB | Visualizado 23736 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 3 – Formas de onda de corrente DC para o cenário simulado.
FIG. 3 - CORRENTE DC.png
FIG. 3 - CORRENTE DC.png [ 11.75 KiB | Visualizado 23736 vezes ]

OUTROS EXEMPLOS E POSSIBILIDADES

Além do exemplo mencionado nessa publicação, o software disponibiliza outros que podem ser acessados pela aba Suporte -> Exemplos. Por isso, recomendamos que você realize o download da versão FREE para conhecer tanto os componentes disponibilizados quanto os exemplos prontos. Nossa equipe de suporte técnico ficará à disposição para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao software PS Simul.

Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil