Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 29 Mar 2024, 09:43

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 12 Mar 2020, 16:35 
Offline

Data de registro: 19 Jun 2017, 10:53
Mensagens: 17
ESTUDOS TRANSITÓRIOS ENVOLVENDO LINHAS DE TRANSMISSÃO NO PS SIMUL

O software PS Simul, criado com a finalidade principal de permitir ao usuário modelar os mais variados e complexos componentes dos sistemas de potência/controle e simular transitórios eletromagnéticos e eletromecânicos, possui uma interface bastante intuitiva e amigável, utilizando uma série de recursos que facilitam a entrada de dados em geral, assim como a obtenção e avaliação de resultados.

Além disso, o PS Simul disponibiliza uma biblioteca com mais de 400 elementos a seus usuários. Dentre os modelos que possibilitam a análise de transitórios em linhas de transmissão, destacam-se: linhas de transmissão com entrada de dados diversificada (por geometria, matrizes RLC ou matrizes de sequência) e representação por vários modelos (PI, RL, Bergeron, Sem Perdas e com parâmetros dependentes da frequência), blocos de falta com entrada de dados intuitiva e possibilidade de conexão direta com linhas de transmissão (sem necessidade de divisão manual da LT em trechos para aplicação de contingências), componente SIR (Source Impedance Ratio), fontes para representação de descargas atmosféricas, modelos para representação de para-raios, entre outros.

A seguir, serão mostrados alguns estudos possibilitados pelo software PS Simul. Todos os estudos aqui ressaltados estão disponíveis na versão FREE do software podendo ser acessados utilizando a aba “Suporte -> Exemplos -> G11 – Linhas de Transmissão”. Dessa forma você poderá abrir os exemplos, verificar parâmetros utilizados nas simulações e visualizar as formas de onda disponibilizadas. Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html

ANÁLISES DE CONTINGÊNCIAS EM UM SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE 9 BARRAS

Neste exemplo, foi modelado um sistema de transmissão com nove barramentos. Com isso, foram simulados diferentes cenários de contingências em diversas barras deste sistema, a fim de analisar respostas de tensões e correntes. O circuito modelado segue representado na figura abaixo. Caso usuário queira consultar as parametrizações realizadas nos componentes do circuito, basta abrir o exemplo pronto do PS Simul.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 1 – Sistema de potência modelado no PS Simul.
FIG. 1 - SEP 9 BARRAS.png
FIG. 1 - SEP 9 BARRAS.png [ 28.29 KiB | Visualizado 23863 vezes ]

Na RunTime, além das formas de onda de tensões e correntes em vários pontos do sistema, foi construído um painel de controle onde o usuário parametriza o local de falta, tipo de falta e os tempos para início e retirada da falta do sistema. Abaixo seguem as formas de onda de tensão nas barras B4, B5, B6 e B8 para diferentes tipos de contingências.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 2 – Formas de onda de tensão para contingência do tipo ABCT na barra B4.
FIG. 2 - FALTA ABCT_B4.png
FIG. 2 - FALTA ABCT_B4.png [ 55.66 KiB | Visualizado 23863 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 3 – Formas de onda de tensão para contingência do tipo AB na barra B5.
FIG. 3 - FALTA AB_B5.png
FIG. 3 - FALTA AB_B5.png [ 58.95 KiB | Visualizado 23863 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 4 – Formas de onda de tensão para contingência do tipo ABCT na barra B6.
FIG. 4 - FALTA ABCT_B6.png
FIG. 4 - FALTA ABCT_B6.png [ 63.14 KiB | Visualizado 23863 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 5 – Formas de onda de tensão para contingência do tipo AT na barra B8.
FIG. 5 - FALTA AT_B8.png
FIG. 5 - FALTA AT_B8.png [ 54.73 KiB | Visualizado 23861 vezes ]

SIMULAÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS EM LINHAS DE TRANSMISSÃO

Neste exemplo, foi simulado um sistema elétrico composto por cinco trechos idênticos de linhas de 1 km de comprimento, estando um dos trechos finais conectado a uma carga resistiva trifásica de 400 ohms e o outro sendo mantido aberto. Diante disso, foi aplicada uma descarga atmosférica na fase A entre o trecho 01 e 02, tal descarga sendo representada pela fonte Dupla exponencial com os parâmetros: Amp -> 20334 // A -> -14203,84 // B -> -4883365.54 (vide manual do software PS Simul). O sistema modelado neste exemplo segue ilustrado na figura abaixo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 6 – Sistema de potência modelado no PS Simul.
FIG. 6 - SEP_DESC ATM.png
FIG. 6 - SEP_DESC ATM.png [ 9.44 KiB | Visualizado 23863 vezes ]

Após ocorrência da descarga atmosférica, foram mensuradas as tensões na fase A de todos os trechos, assim como as correntes que percorrem a carga resistiva de 400 ohms. Todos os trechos foram representados pelo modelo de Bergeron e a geometria cadastrada em cada um deles pode ser consultada ao abrir o arquivo do exemplo pronto. As figuras abaixo mostram as tensões e correntes obtidas, onde constata-se tanto a influência da fase de ocorrência da descarga (fase A) nas demais (fases B e C) quanto a influência do tempo de propagação nas ondas de tensão e corrente entre os trechos.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 7 – Formas de onda de tensões e correntes do circuito simulado.
FIG. 7 - VI_DESC ATM.png
FIG. 7 - VI_DESC ATM.png [ 30.43 KiB | Visualizado 23863 vezes ]

RELIGAMENTOS DE LINHAS DE TRANSMISSÃO (UTILIZAÇÃO DE R PRÉ-INSERÇÃO)

Neste exemplo, uma linha de transmissão de modelo Bergeron é dividida em dois trechos de 80 km e alimentada por uma tensão de 138 kV-FF. Com isso, foram simulados dois diferentes cenários de religamento para a linha, o primeiro fazendo o desligamento e religamento da linha com chaves ideais e o segundo utilizando também uma resistência de pré-inserção no religamento, a fim de verificar as influências dessa resistência nas formas de onda de tensão do sistema. Os sistemas modelados estão dispostos na figura a seguir.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 8 – Sistema de potência modelado no PS Simul.
FIG. 8 - SEP_RELIGAMENTO.png
FIG. 8 - SEP_RELIGAMENTO.png [ 13.3 KiB | Visualizado 23863 vezes ]

Em ambos os cenários, foram verificadas as tensões no terminal do trecho 02 que está em aberto. As formas de onda, que seguem ilustradas abaixo, mostram a influência da resistência de pré-inserção na redução das sobretensões obtidas após o religamento das linhas.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 9 – Formas de onda de tensões obtidas no terminal aberto para ambos os cenários simulados.
FIG. 9 - FONDA_RELIGAMENTO.png
FIG. 9 - FONDA_RELIGAMENTO.png [ 38.46 KiB | Visualizado 23863 vezes ]

OUTROS EXEMPLOS E POSSIBILIDADES

Além dos exemplos mencionados nessa publicação o software disponibiliza outros, que podem ser acessados pela aba Suporte -> Exemplos. Por isso, recomendamos que você realize o download da versão FREE para conhecer tanto os componentes disponibilizados quanto os exemplos prontos. Nossa equipe de suporte técnico ficará à disposição para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao software PS Simul.

Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil