Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 28 Mar 2024, 23:33

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 12 Mar 2020, 11:20 
Offline

Data de registro: 19 Jun 2017, 10:53
Mensagens: 17
ESTUDOS TRANSITÓRIOS ENVOLVENDO FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA NO PS SIMUL

O software PS Simul, criado com a finalidade principal de permitir ao usuário modelar os mais variados e complexos componentes dos sistemas de potência/controle e simular transitórios eletromagnéticos e eletromecânicos, possui uma interface bastante intuitiva e amigável, utilizando uma série de recursos que facilitam a entrada de dados em geral, assim como a obtenção e avaliação de resultados.

Além disso, o PS Simul disponibiliza uma biblioteca com mais de 400 elementos. Dentre os modelos que possibilitam a análise de fontes renováveis de energia, destacam-se: máquinas síncronas e assíncronas, turbinas eólicas, fontes de vento para reprodução de rajadas/rampas/ruídos, painéis solares parametrizados por circuito equivalente ou por catálogo de fabricante, conversores DC-DC, métodos MPPT, modelos simplificados (NERC – North American Electric Reability Corporation) para representação de gerações solares e eólicas juntamente com seus controles, entre diversos outros.

A seguir, serão mostrados alguns estudos possibilitados pelo software PS Simul. Todos os estudos aqui ressaltados estão disponíveis na versão FREE do software podendo ser acessados utilizando a aba “Suporte -> Exemplos -> G9 – Energias Renováveis”. Dessa forma você poderá abrir os exemplos, verificar parâmetros utilizados nas simulações e visualizar as formas de onda disponibilizadas. Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html

REPRESENTAÇÃO DETALHADA DE GERAÇÕES EÓLICAS

O software PS Simul disponibiliza exemplos prontos que contemplam unidades de geração eólicas dos principais tipos existentes (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 (DFIG) e Tipo 4 (Full Converter)). Nestes exemplos é possível verificar o comportamento das unidades geradoras em diversas situações como, por exemplo: contingências ocorridas no sistema, variações na velocidade do vento, sobre ou subtensões no ponto de acoplamento, entre outras possibilidades. Com isso, o usuário pode verificar o comportamento do controle utilizado, assim como estudar novas propostas para o controle destes tipos de geração.

Abaixo são ilustrados alguns dos sistemas de potência modelados no PS Simul (todos disponibilizados nos exemplos prontos da versão FREE do software).

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 1 – Sistema de potência Geração Eólica Tipo 3 modelado no PS Simul.
FIG 1 - GERAÇÃO TIPO 3.png
FIG 1 - GERAÇÃO TIPO 3.png [ 19.36 KiB | Visualizado 21126 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 2 – Sistema de potência Geração Eólica Tipo 4 modelado no PS Simul.
FIG 2 - GERAÇÃO TIPO 4.png
FIG 2 - GERAÇÃO TIPO 4.png [ 19.31 KiB | Visualizado 21126 vezes ]

Nestes exemplos o intuito foi verificar o comportamento do sistema elétrico sob contingências, assim como contemplar todo o controle de potência gerada pelas unidades. Dessa forma, o usuário pode estudar, por exemplo, a contribuição destes tipos de geração para faltas ocorridas na rede.

REPRESENTAÇÃO DETALHADA DE GERAÇÕES SOLARES

São disponibilizados também exemplos prontos que contemplam unidades de geração solares conectadas à rede. Nestes exemplos é possível verificar o comportamento das unidades geradoras em diversas situações como, por exemplo: contingências ocorridas no sistema, variações na irradiação solar ou temperatura que demandem atuação dos métodos MPPT, sobre ou subtensões no ponto de acoplamento, entre outras possibilidades. Com isso, o usuário pode verificar o comportamento do controle utilizado, assim como estudar novas propostas para o controle destes tipos de geração.

Abaixo é ilustrado um exemplo de conexão desse tipo de geração à rede (disponibilizado nos exemplos prontos da versão FREE do software).

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 3 – Sistema de potência Geração Solar conectada à rede, modelado no PS Simul.
FIG 3 - GERAÇÃO SOLAR.png
FIG 3 - GERAÇÃO SOLAR.png [ 12.62 KiB | Visualizado 21126 vezes ]

Neste exemplo, foram simuladas variações da irradiação solar no arranjo fotovoltaico com o objetivo de verificar o comportamento do sistema de controle modelado. O sistema de controle contemplou: uso de um PLL para obtenção da fase da tensão, métodos MPPT, controle da tensão DC, regulação de corrente e geração de pulsos.

REPRESENTAÇÃO SIMPLIFICADA DE GERAÇÕES EÓLICAS E SOLARES

Caso não haja necessidade da representação detalhada das gerações eólicas e solares, o software PS Simul disponibiliza também modelos simplificados (NERC – North American Electric Reability Corporation) para representação dessas gerações com blocos para representação de geradores, turbinas e demais controladores. A figura a seguir ilustra os modelos disponibilizados na biblioteca do software.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 4 – Modelos simplificados disponibilizados pelo PS Simul para representação de gerações eólicas e solares.
FIG 4 - MODELOS NERC.png
FIG 4 - MODELOS NERC.png [ 18.97 KiB | Visualizado 21126 vezes ]

Para que os usuários saibam como utilizar tais modelos, o software contempla também alguns exemplos prontos que utilizam estes modelos, conforme ilustram as figuras abaixo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 5 – Geração Eólica Tipo 3 utilizando modelos simplificados disponíveis no PS Simul.
FIG 5 - GERAÇÃO TIPO 3 NERC.png
FIG 5 - GERAÇÃO TIPO 3 NERC.png [ 20.55 KiB | Visualizado 21126 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 6 – Geração Eólica Tipo 4 utilizando modelos simplificados disponíveis no PS Simul.
FIG 6 - GERAÇÃO TIPO 4 NERC.png
FIG 6 - GERAÇÃO TIPO 4 NERC.png [ 15.56 KiB | Visualizado 21126 vezes ]

Nestes exemplos foram impostas variações no perfil de tensão da entrada das usinas eólicas, visando verificar o comportamento dos sistemas de geração e, consequentemente, a atuação dos controles.

OUTROS EXEMPLOS E POSSIBILIDADES

Além dos exemplos mencionados nessa publicação o software disponibiliza outros, que podem ser acessados pela aba Suporte -> Exemplos. Por isso, recomendamos que você realize o download da versão FREE para conhecer tanto os componentes disponibilizados quanto os exemplos prontos. Nossa equipe de suporte técnico ficará à disposição para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao software PS Simul.

Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil