Forum de Proteção e Automação - CONPROVE
https://forum.conprove.com/

Modelagem/Simulação - Sistemas de Geração Renovável
https://forum.conprove.com/viewtopic.php?f=19&t=19937
Página 1 de 1

Autor:  Moisés [ 12 Mar 2020, 11:20 ]
Assunto do Tópico:  Modelagem/Simulação - Sistemas de Geração Renovável

ESTUDOS TRANSITÓRIOS ENVOLVENDO FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA NO PS SIMUL

O software PS Simul, criado com a finalidade principal de permitir ao usuário modelar os mais variados e complexos componentes dos sistemas de potência/controle e simular transitórios eletromagnéticos e eletromecânicos, possui uma interface bastante intuitiva e amigável, utilizando uma série de recursos que facilitam a entrada de dados em geral, assim como a obtenção e avaliação de resultados.

Além disso, o PS Simul disponibiliza uma biblioteca com mais de 400 elementos. Dentre os modelos que possibilitam a análise de fontes renováveis de energia, destacam-se: máquinas síncronas e assíncronas, turbinas eólicas, fontes de vento para reprodução de rajadas/rampas/ruídos, painéis solares parametrizados por circuito equivalente ou por catálogo de fabricante, conversores DC-DC, métodos MPPT, modelos simplificados (NERC – North American Electric Reability Corporation) para representação de gerações solares e eólicas juntamente com seus controles, entre diversos outros.

A seguir, serão mostrados alguns estudos possibilitados pelo software PS Simul. Todos os estudos aqui ressaltados estão disponíveis na versão FREE do software podendo ser acessados utilizando a aba “Suporte -> Exemplos -> G9 – Energias Renováveis”. Dessa forma você poderá abrir os exemplos, verificar parâmetros utilizados nas simulações e visualizar as formas de onda disponibilizadas. Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html

REPRESENTAÇÃO DETALHADA DE GERAÇÕES EÓLICAS

O software PS Simul disponibiliza exemplos prontos que contemplam unidades de geração eólicas dos principais tipos existentes (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 (DFIG) e Tipo 4 (Full Converter)). Nestes exemplos é possível verificar o comportamento das unidades geradoras em diversas situações como, por exemplo: contingências ocorridas no sistema, variações na velocidade do vento, sobre ou subtensões no ponto de acoplamento, entre outras possibilidades. Com isso, o usuário pode verificar o comportamento do controle utilizado, assim como estudar novas propostas para o controle destes tipos de geração.

Abaixo são ilustrados alguns dos sistemas de potência modelados no PS Simul (todos disponibilizados nos exemplos prontos da versão FREE do software).

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 1 – Sistema de potência Geração Eólica Tipo 3 modelado no PS Simul.
FIG 1 - GERAÇÃO TIPO 3.png
FIG 1 - GERAÇÃO TIPO 3.png [ 19.36 KiB | Visualizado 21642 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 2 – Sistema de potência Geração Eólica Tipo 4 modelado no PS Simul.
FIG 2 - GERAÇÃO TIPO 4.png
FIG 2 - GERAÇÃO TIPO 4.png [ 19.31 KiB | Visualizado 21642 vezes ]

Nestes exemplos o intuito foi verificar o comportamento do sistema elétrico sob contingências, assim como contemplar todo o controle de potência gerada pelas unidades. Dessa forma, o usuário pode estudar, por exemplo, a contribuição destes tipos de geração para faltas ocorridas na rede.

REPRESENTAÇÃO DETALHADA DE GERAÇÕES SOLARES

São disponibilizados também exemplos prontos que contemplam unidades de geração solares conectadas à rede. Nestes exemplos é possível verificar o comportamento das unidades geradoras em diversas situações como, por exemplo: contingências ocorridas no sistema, variações na irradiação solar ou temperatura que demandem atuação dos métodos MPPT, sobre ou subtensões no ponto de acoplamento, entre outras possibilidades. Com isso, o usuário pode verificar o comportamento do controle utilizado, assim como estudar novas propostas para o controle destes tipos de geração.

Abaixo é ilustrado um exemplo de conexão desse tipo de geração à rede (disponibilizado nos exemplos prontos da versão FREE do software).

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 3 – Sistema de potência Geração Solar conectada à rede, modelado no PS Simul.
FIG 3 - GERAÇÃO SOLAR.png
FIG 3 - GERAÇÃO SOLAR.png [ 12.62 KiB | Visualizado 21642 vezes ]

Neste exemplo, foram simuladas variações da irradiação solar no arranjo fotovoltaico com o objetivo de verificar o comportamento do sistema de controle modelado. O sistema de controle contemplou: uso de um PLL para obtenção da fase da tensão, métodos MPPT, controle da tensão DC, regulação de corrente e geração de pulsos.

REPRESENTAÇÃO SIMPLIFICADA DE GERAÇÕES EÓLICAS E SOLARES

Caso não haja necessidade da representação detalhada das gerações eólicas e solares, o software PS Simul disponibiliza também modelos simplificados (NERC – North American Electric Reability Corporation) para representação dessas gerações com blocos para representação de geradores, turbinas e demais controladores. A figura a seguir ilustra os modelos disponibilizados na biblioteca do software.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 4 – Modelos simplificados disponibilizados pelo PS Simul para representação de gerações eólicas e solares.
FIG 4 - MODELOS NERC.png
FIG 4 - MODELOS NERC.png [ 18.97 KiB | Visualizado 21642 vezes ]

Para que os usuários saibam como utilizar tais modelos, o software contempla também alguns exemplos prontos que utilizam estes modelos, conforme ilustram as figuras abaixo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 5 – Geração Eólica Tipo 3 utilizando modelos simplificados disponíveis no PS Simul.
FIG 5 - GERAÇÃO TIPO 3 NERC.png
FIG 5 - GERAÇÃO TIPO 3 NERC.png [ 20.55 KiB | Visualizado 21642 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 6 – Geração Eólica Tipo 4 utilizando modelos simplificados disponíveis no PS Simul.
FIG 6 - GERAÇÃO TIPO 4 NERC.png
FIG 6 - GERAÇÃO TIPO 4 NERC.png [ 15.56 KiB | Visualizado 21642 vezes ]

Nestes exemplos foram impostas variações no perfil de tensão da entrada das usinas eólicas, visando verificar o comportamento dos sistemas de geração e, consequentemente, a atuação dos controles.

OUTROS EXEMPLOS E POSSIBILIDADES

Além dos exemplos mencionados nessa publicação o software disponibiliza outros, que podem ser acessados pela aba Suporte -> Exemplos. Por isso, recomendamos que você realize o download da versão FREE para conhecer tanto os componentes disponibilizados quanto os exemplos prontos. Nossa equipe de suporte técnico ficará à disposição para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao software PS Simul.

Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.

Página 1 de 1 Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/