Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 19 Abr 2024, 15:18

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 10 Mar 2020, 16:14 
Offline

Data de registro: 19 Jun 2017, 10:53
Mensagens: 17
ESTUDOS TRANSITÓRIOS ENVOLVENDO MÁQUINAS ASSÍNCRONAS NO PS SIMUL

O software PS Simul, criado com a finalidade principal de permitir ao usuário modelar os mais variados e complexos componentes dos sistemas de potência/controle e simular transitórios eletromagnéticos e eletromecânicos, possui uma interface bastante intuitiva e amigável, utilizando uma série de recursos que facilitam a entrada de dados em geral, assim como a obtenção e avaliação de resultados.
Além disso, o PS Simul conta com uma biblioteca com mais de 400 elementos disponibilizados a seus usuários. Dentre os modelos de máquinas disponibilizados, destacam-se as máquinas: síncronas trifásicas com excitação externa ou imã permanente, assíncronas trifásicas com rotor bobinado ou em gaiola; assíncronas monofásicas; DC de excitação externa ou imã permanente e motores de passo.
As máquinas assíncronas, que serão foco desta publicação, podem ser parametrizadas por circuito equivalente, dados de ensaios práticos ou dados de catálogos. É possibilitado o acesso aos enrolamentos do rotor destas máquinas e também são disponibilizados modelos monofásicos com as opções de partida: fase dividida, capacitor-start, capacitor-start-run e enrolamentos livres.
A seguir, serão mostrados alguns estudos realizados no software PS Simul. Todos os estudos aqui ressaltados estão disponíveis na versão FREE do software podendo ser acessados utilizando a aba “Suporte -> Exemplos -> G7 – Máquinas Assíncronas”. Dessa forma você poderá abrir os exemplos, alterar/verificar parâmetros utilizados nas simulações e simular outros cenários a seu critério. Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html

PARAMETRIZAÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO POR CATÁLOGO

Nesta simulação, será realizada a parametrização de um motor de indução de acordo com os dados obtidos do catálogo de um fabricante. Após realizar as parametrizações, iremos realizar a partida deste motor a vazio, a fim de comparar os níveis de corrente (de partida e a vazio) obtidos na simulação com os valores que constam no catálogo. Será simulada também a operação do motor em regime permanente com carga nominal, visando comparar a corrente obtida com a corrente nominal do catálogo.
A figura abaixo destaca em diferentes cores todos os parâmetros que iremos cadastrar no modelo de máquina assíncrona disponibilizada pelo PS Simul e seus equivalentes no catálogo utilizado.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 1 – Equivalência entre o catálogo utilizado e as parametrizações necessárias no modelo do PS Simul.
FIG 1 - CATÁLOGO.png
FIG 1 - CATÁLOGO.png [ 252.97 KiB | Visualizado 13015 vezes ]

Feito isso, vamos agora simular uma partida a vazio deste motor com tensão nominal em seus terminais. Abaixo segue a forma de onda da corrente RMS deste motor, de onde podemos constatar que obtivemos um valor RMS máximo de 2264 A (valor esperado de 2280 A) na partida e um valor RMS de 86,4 A (valor esperado de 84,4 A) para a corrente a vazio que são valores bem próximos aos esperados.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 2 – Formas de onda obtidas com a simulação de partida do motor a vazio.
FIG 2 - PARTIDA VAZIO.png
FIG 2 - PARTIDA VAZIO.png [ 22.71 KiB | Visualizado 13015 vezes ]

Para finalizar nossas validações, vamos agora simular a operação deste motor em regime nominal. Abaixo segue a forma de onda das correntes deste motor, de onde podemos constatar que obtivemos um valor RMS aproximado de 379 A (valor esperado de 367 A) em regime nominal.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 3 – Formas de onda obtidas com a simulação do motor operando em regime nominal.
FIG 3 - REG NOMINAL.png
FIG 3 - REG NOMINAL.png [ 15.29 KiB | Visualizado 13015 vezes ]

PARTIDAS DE MOTORES DE INDUÇÃO EM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES

Nesse exemplo, foi confeccionada toda a parte de potência e controle do circuito que permitirá a partida de um motor de indução do tipo Gaiola nas configurações Estrela ou Delta. O tipo de partida será controlado pelos sinais de entrada das chaves inseridas no ambiente Draft. É possível controlar o tempo de início da partida e, caso seja uma partida Estrela-Delta, é possível controlar o tempo de comutação da configuração Estrela para Delta.
A utilização de componentes de controle neste exemplo permitiu a modelagem de um painel com 1 chave, 1 dial e 2 sliders para o controle dos seguintes parâmetros: tipo de partida (Y, D, ou YD), tempo de início da partida, tempo de transição entre partida Estrela e Delta (caso tipo de partida escolhida for a Estrela-Delta). Abaixo é mostrado tanto o circuito de potência modelado para simulação das partidas, quanto o painel de controle confeccionado.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 4 – Formas de onda obtidas com a simulação do motor operando em regime nominal.
FIG 4 - SISTEMA POTENCIA E PAINEL DE CONTROLE.png
FIG 4 - SISTEMA POTENCIA E PAINEL DE CONTROLE.png [ 53.69 KiB | Visualizado 13015 vezes ]

Nas figuras abaixo são ilustradas as formas de onda de correntes e velocidade do motor obtidas das partidas Estrela e Delta, respectivamente. Ambas as partidas simuladas foram iniciadas no instante t = 0,5 segundo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 5 – Formas de onda obtidas com a simulação da partida em Estrela.
FIG 5 - PARTIDA ESTRELA.png
FIG 5 - PARTIDA ESTRELA.png [ 43.06 KiB | Visualizado 13015 vezes ]

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 6 – Formas de onda obtidas com a simulação da partida em Delta.
FIG 6 - PARTIDA DELTA.png
FIG 6 - PARTIDA DELTA.png [ 42.28 KiB | Visualizado 13015 vezes ]

PARTIDAS DE MOTORES DE INDUÇÃO COM VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA ROTÓRICA

Neste exemplo foi simulado um motor de indução com rotor bobinado conectado a uma fonte de tensão de amplitude 440 V-FF-RMS que representa uma barra infinita. A ideia deste cenário é demonstrar o efeito da inserção de resistências rotóricas na partida da máquina assíncrona. Na simulação proposta, a partida do motor é iniciada com resistências de valor 0,3232 Ω no rotor. No instante t = 0,8 s é retirada metade dessa resistência, restando apenas 0,1616 Ω em cada fase do rotor. Por fim, no instante t = 1,9 s todas as resistências do rotor são retiradas. O torque aplicado na máquina foi considerado variando linearmente com a velocidade. O sistema modelado para esta simulação segue na figura abaixo.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 7 – Sistema modelado no PS Simul.
FIG 7 - SISTEMA MODELADO VARIAC ROTOR.png
FIG 7 - SISTEMA MODELADO VARIAC ROTOR.png [ 6.84 KiB | Visualizado 13015 vezes ]

Na figura abaixo se pode observar as formas de onda de correntes e velocidade do motor, obtidas com a simulação da partida nas condições supracitadas.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Fig. 8 – Formas de onda de correntes e velocidade do motor para simulação proposta.
FIG 8 - FORMA DE ONDA VARIAC ROTOR.png
FIG 8 - FORMA DE ONDA VARIAC ROTOR.png [ 11.98 KiB | Visualizado 13015 vezes ]

OUTROS EXEMPLOS E POSSIBILIDADES

Além dos exemplos mostrados nessa publicação o software disponibiliza outros, que podem ser acessados pela aba Suporte -> Exemplos, envolvendo:

• Partidas de motores monofásicos de indução (Grupo 7 – Máquinas Assíncronas);
• Operação de máquinas assíncronas como geradores (Grupo 7 – Máquinas Assíncronas);
• Modelagem de sistemas de geração eólica Tipo 3 – DFIG (Grupo 9 - Energias Renováveis).
• Entre outros.

Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil