Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 28 Mar 2024, 09:56

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 06 Nov 2019, 16:55 
Offline

Data de registro: 19 Jun 2017, 10:53
Mensagens: 17
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de demonstrar uma análise de equivalência realizada entre os softwares ATP (Alternative Transients Program) e PS Simul (Power System Simulator).

É fato que o software ATP, há muitos anos, vem sendo mundialmente empregado no meio acadêmico e profissional para realização de estudos envolvendo a análise de transitórios eletromagnéticos, eletromecânicos e sistemas de controle. Tal fato o torna um dos softwares mais confiáveis e reconhecidos da atualidade.

Neste contexto, a empresa CONPROVE optou por confeccionar este documento, onde serão realizadas simulações de inúmeros cenários nos softwares ATP e PS Simul, envolvendo os principais componentes disponibilizados pelo software ATP e seus equivalentes no software PS Simul. Serão vislumbrados desde cenários extremamente simples com avaliação de comportamentos individuais de modelos, até cenários mais complexos envolvendo as possibilidades de realização de estudos de transitórios eletromagnéticos, estabilidade transitória, sobretensão, descargas atmosféricas, modelagem de máquinas elétricas, partida de motores, curto-circuito, entre outras aplicações.

É válido ressaltar que este documento pretende, única e exclusivamente, comprovar a equivalência da solução empregada por ambos os softwares, limitando-se ao contexto de recursos e modelos disponibilizados pelo ATP. Dessa forma, não serão abrangidos os recursos e componentes exclusivos do software PS Simul, dos quais se destacam:

• Utilização de método híbrido de solução das equações diferenciais (Trapezoidal + Interpolação + Euler) que evita a ocorrência de oscilações numéricas durante a simulação;
• Possibilidade de reprodução de distúrbios reais no software com a importação de arquivos no formato COMTRADE ou CSV;
• Geração automática de relatórios completos das simulações;
• Definição, pelo usuário, de rotinas automatizadas de testes com a declaração de parâmetros como constantes e a posterior realização de avaliações automáticas dos resultados obtidos, por amplitude ou tempo;
• Possibilidade de conexão direta com as malas de testes da empresa CONPROVE para a geração das formas de onda obtidas na simulação sem a necessidade de exportação para formato COMTRADE;
• Módulo para realização de análises estatísticas dos resultados permitindo a confecção de gráficos lineares, de barras e pizza.
• Método Iterativo que, juntamente com a mala de testes, permite a realização de testes em malha fechada com a realimentação de sinais binários;
• Biblioteca que atualmente conta com mais de 400 blocos divididos pelos grupos: Elementos Passivos, Elementos Não Lineares, Fontes, Chaves/Faltas, Acoplamentos, Transformadores, Linhas/Cabos, Máquinas, Reguladores e Turbinas, Entradas/Saídas (conexão com hardware externo), Controles, Lógicas, Medição, Proteção, Eletrônica de Potência, Link com Runtime, Runtime e Outros.
• Equipe especializada de suporte técnico para atender à necessidade de usuários frente a dúvidas ou sugestões relacionadas ao software;
• Disponibilização de mais de 100 exemplos prontos de estudos envolvendo: Qualidade de Energia, Transformadores, Proteção, Motores, Máquinas Síncronas, Máquinas DC, Máquinas Assíncronas, Manobras em Sistemas Elétricos, Energias Renováveis, Eletrônica/HVDC/FACTS, Linhas de Transmissão, Compensação de Sistemas Elétricos, entre outros.
• Manual completo ressaltando a teoria e características de todos os componentes da biblioteca e demais recursos do software.
• Software em constante atualização de recursos e componentes;
• Disponível nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.

O link abaixo disponibiliza o documento completo da análise realizada com a comparação de formas de onda dos circuitos mais simples até os mais complexos.

LINK:

http://www.conprove.com.br/pub/produtos/catalogos/PS_SIMUL_Analise_de_Equivalencia_V0.pdf


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil