Forum de Proteção e Automação - CONPROVE
https://forum.conprove.com/

Artigo - Investigação de TRT em Disjuntores de Alta Tensão
https://forum.conprove.com/viewtopic.php?f=19&t=19840
Página 1 de 1

Autor:  michelrdc [ 10 Jul 2019, 11:41 ]
Assunto do Tópico:  Artigo - Investigação de TRT em Disjuntores de Alta Tensão

XVIII ERIAC - DÉCIMO OITAVO ENCONTRO REGIONAL IBERO-AMERICANO DO CIGRE


INVESTIGAÇÃO DAS TENSÕES DE RESTABELECIMENTO TRANSITÓRIAS (TRT) EXPERIMENTADAS POR DISJUNTORES DE ALTA TENSÃO E ESTUDO DE MÉTODOS MITIGADORES


RESUMO

Os disjuntores podem falhar ao interromper a corrente de falta quando o sistema elétrico possui uma tensão de restabelecimento transitória (TRT) que excede o valor máximo suportável pelo equipamento, seja pelo valor de pico ou pela taxa de crescimento (TCTR).

Esse trabalho apresenta um estudo de caso demonstrando como obter a forma de onda transitória e compará-la às normas vigentes de maneira fácil através do software de simulação digital Power System Simulator (PS Simul). O estudo de caso utiliza dados reais de uma subestação para verificação dos limites de TRT estabelecidos nas normas. Para os disjuntores analisados que não estiverem de acordo com a norma, é proposta uma solução de correção no caso de sua substituição não ser viável.

É utilizado no estudo o recurso de loop do software com varreduras em valores que estão relacionados diretamente aos surtos de manobra, tais como as capacitâncias e as resistências de pré-inserção dos disjuntores. Dessa forma, pode-se identificar de maneira prática a melhor condição para que se tenham menores sobretensões e que as taxas de crescimento das tensões fiquem condizentes com as normas vigentes. O trabalho conclui tanto sobre a importância em se conhecer as condições sob as quais as sobretensões transitórias são desenvolvidas, quanto que a ferramenta utilizada (PS Simul) facilitou o trabalho de análise.

LINK:

http://www.conprove.com.br/pub/artigos/2019_ERIAC_INVESTIGACAO_TRT_E_METODOS_MITIGADORES_ARTIGO.pdf


Att
Eng° Michel

Página 1 de 1 Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/