Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 28 Mar 2024, 20:26

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 05 Jun 2019, 11:29 
Offline

Data de registro: 19 Jun 2017, 10:53
Mensagens: 17
ANÁLISE DE QUALIDADE DE ENERGIA COM O SOFTWARE PS SIMUL

O software PS Simul possui atualmente mais de 400 elementos em sua biblioteca. Muitos dos blocos já permitem ao usuário grande comodidade, pois englobam equacionamentos e funções previamente carregadas, poupando assim muito tempo e esforço do usuário, que seriam necessários para a confecção da mesma funcionalidade de modo manual em outros softwares.

No que se refere a modelos para análises de qualidade de energia, o software disponibiliza medidores monofásicos e trifásicos de: tensão, corrente, valores RMS, frequência, taxa de distorção harmônica (DHT), desequilíbrio de tensão, flicker, ângulo de extinção, potências, fator de potência e transformada de Fourier do sinal.

A seguir, serão mostrados alguns estudos realizados no software PS Simul. Todos os estudos aqui ressaltados estão disponíveis na versão FREE do software podendo ser acessados utilizando a aba “Suporte --> Exemplos --> G1 – Qualidade de Energia”. Dessa forma você poderá abrir os exemplos, alterar/verificar parâmetros utilizados nas simulações e simular outros cenários a seu critério. Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:

http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html


ANÁLISE DE DISTORÇÕES HARMÔNICAS EM SISTEMAS COM A PRESENÇA DE FORNOS A ARCO

Nesta simulação, foram simulados três sistemas idênticos, exceto pelo modelo de forno a arco utilizado em cada um deles. Os sistemas foram representados de maneira monofásica, sendo compostos por um equivalente, representado por uma fonte de 50,6 kV em série com uma carga (R = 0.346 ohms e L = 50mH), um transformador 46kV - 770V (Zt = 0.04 + j1.1 pu) e um forno a arco representado por sua curva I x V.

O objetivo principal da simulação é o reconhecimento da característica (IxV) de cada um dos modelos de forno utilizados, assim como a distorção resultante destes na tensão do sistema. A figura abaixo apresenta o sistema modelado no software PS Simul.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Sistema modelado no PS Simul.
FIG 1 - SEP.png
FIG 1 - SEP.png [ 5.39 KiB | Visualizado 2328 vezes ]


Ao abrir a simulação, você poderá observar os resultados das tensões e correntes dos fornos e tensão no PAC, assim como a medição de DHT dessas tensões. Nas figuras abaixo estão dispostas algumas características obtidas das simulações, sendo estas: curva IxV do modelo, conteúdo harmônico da tensão do forno e formas de onda das tensões e correntes do forno, assim como a forma de onda da tensão no PAC. As formas de onda de corrente do forno e tensão do PAC foram multiplicadas por 0,005 e 0,01, respectivamente, a fim de possibilitar a representação dos três sinais no mesmo gráfico.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Formas de onda obtidas das simulações (curva (I x V) do forno (Modelo 1), conteúdo harmônico da tensão do forno e as tensões e correntes instantâneas nos terminais do forno e no PAC).
FIG 2 - MOD 1 ESTATICO.png
FIG 2 - MOD 1 ESTATICO.png [ 56.96 KiB | Visualizado 2328 vezes ]


Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Formas de onda obtidas das simulações (curva (I x V) do forno (Modelo 2), conteúdo harmônico da tensão do forno e as tensões e correntes instantâneas nos terminais do forno e no PAC).
FIG 3 - MOD 2 ESTATICO.png
FIG 3 - MOD 2 ESTATICO.png [ 45.44 KiB | Visualizado 2328 vezes ]


Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Formas de onda obtidas das simulações (curva (I x V) do forno (Modelo 3), conteúdo harmônico da tensão do forno e as tensões e correntes instantâneas nos terminais do forno e no PAC).
FIG 4 - MOD 3 ESTATICO.png
FIG 4 - MOD 3 ESTATICO.png [ 57.3 KiB | Visualizado 2328 vezes ]


Nestes modelos o usuário tem também a opção de habilitar o comportamento dinâmico dos fornos onde, neste caso, suas resistências estáticas serão moduladas. Essa modulação será realizada com uma frequência (frequência do flicker) e um coeficiente de modulação, parametrizados pelo usuário. Abaixo seguem os mesmos casos supracitados, contudo realizando a modulação das resistências R1 dos modelos (frequência de 10 Hz e coeficiente de modulação de 0,6).

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Formas de onda obtidas das simulações (curva (I x V) do forno (Modelo 1) com modulação de sua resistência de arco (conteúdo harmônico da tensão dos fornos e as tensões e correntes instantâneas nos terminais dos fornos e no PAC).
FIG 5 - MOD 1 DINAMICO.png
FIG 5 - MOD 1 DINAMICO.png [ 55.85 KiB | Visualizado 2328 vezes ]


Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Formas de onda obtidas das simulações (curva (I x V) do forno (Modelo 2) com modulação de sua resistência de arco (conteúdo harmônico da tensão dos fornos e as tensões e correntes instantâneas nos terminais dos fornos e no PAC).
FIG 6 - MOD 2 DINAMICO.png
FIG 6 - MOD 2 DINAMICO.png [ 45.62 KiB | Visualizado 2328 vezes ]


Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Formas de onda obtidas das simulações (curva (I x V) do forno (Modelo 3) com modulação de sua resistência de arco (conteúdo harmônico da tensão dos fornos e as tensões e correntes instantâneas nos terminais dos fornos e no PAC).
FIG 7 - MOD 3 DINAMICO.png
FIG 7 - MOD 3 DINAMICO.png [ 45.49 KiB | Visualizado 2328 vezes ]



MODELOS DISPONIBILIZADOS PARA ANÁLISE DE QUALIDADE

Conforme mencionado o PS Simul conta ainda com um vasto grupo de componentes que possibilitam estudos de qualidade de energia no software. A figura abaixo lista os principais.

Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Modelos disponibilizados pela biblioteca do PS Simul para análises de qualidade de energia.
FIG 8 - BLOCOS.png
FIG 8 - BLOCOS.png [ 45.65 KiB | Visualizado 2328 vezes ]


Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil