MODELOS DE TRANSFORMADORES DISPONIBILIZADOS NO SOFTWARE PS SIMULO software PS Simul possui grande diferencial no que tange à quantidade e nível de detalhamento dos componentes disponibilizados em sua biblioteca, que atualmente conta com mais de 400 elementos. Muitos dos blocos já permitem ao usuário grande comodidade, pois englobam equacionamentos e funções previamente carregadas, poupando assim muito
tempo e esforço do usuário, que seriam necessários para a confecção da mesma funcionalidade de modo manual em outros softwares.
No que se refere a modelos de transformadores, este software disponibiliza modelos reais e ideais de 2 a 5 enrolamentos, com a possibilidade de acesso aos enrolamentos para aplicação de curto entre espiras ou entre espiras e terra, por exemplo. Além disso, a entrada de dados dos transformadores pode ser realizada pelos dados de circuito equivalente ou dados de ensaios práticos. São disponibilizados também modelos de autotransformadores (terciário opcional), transformadores OLTC (On Load TAP Changer) e transformadores de instrumento (TP’s e TC’s).
A seguir serão mostrados alguns estudos transitórios em transformadores realizados no software PS Simul. Todos os estudos aqui ressaltados estão disponíveis na versão FREE do software podendo ser acessados utilizando a aba “Suporte --> Exemplos --> G2 - Transformadores”. Dessa forma você poderá abrir o exemplo, alterar/verificar parâmetros utilizados na simulação e simular outros cenários a seu critério (qualquer dúvida durante este processo entre em contato com nossa equipe de suporte técnico). Para realizar o download da versão FREE e acessar tais exemplos, utilize o link abaixo:
http://www.conprove.com.br/pub/i_ps_simul.html ANÁLISES DE OCORRÊNCIAS DE TRANSITÓRIOS EM TRANSFORMADORESCURTO ENTRE ESPIRASNessa simulação foi utilizado um sistema simples, com um transformador submetido à faltas internas (entre espiras ou entre espira e terra), conforme mostra a Figura 1.
Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Sistema modelado no PS Simul para simulação de curto entre espiras do transformador.
FIG 1 - SISTEMA POTENCIA.png [ 13.35 KiB | Visualizado 5740 vezes ]
Foi realizado um loop para variar o percentual de acesso do enrolamento do transformador a fim de verificar as variações nas correntes e tensões do sistema assim como as correntes de sequência positiva, negativa e zero. Abaixo seguem as formas de onda obtidas das correntes e tensões no primário do transformador para um curto espira-terra no enrolamento primário a 90% deste enrolamento (estando o ponto de aterramento a 100% do enrolamento).
Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Formas de onda de correntes e tensões no primário do transformador.
FIG 2 - FORMAS DE ONDA.png [ 34.88 KiB | Visualizado 5740 vezes ]
ENERGIZAÇÃO NÃO CONTROLADAO objetivo dessa simulação é verificar a magnitude da corrente de in-rush de um transformador bem como a distorção harmônica presente nesta. A corrente de in-rush é uma corrente de magnetização transitória que pode atingir um valor de pico de mais de 20 vezes a corrente nominal.
Para este fenômeno deve-se notar: o aparecimento da componente de corrente contínua devido ao chaveamento das fases e a quantidade de harmônicas, principalmente, de 2ª ordem.
Abaixo segue o sistema modelado para obtenção dos resultados deste estudo e as formas de onda obtidas da simulação.
Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Sistema modelado no PS Simul para simulação da energização não controlada do transformador.
FIG 3 - SISTEMA POTENCIA.png [ 7.87 KiB | Visualizado 5740 vezes ]
Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Forma de onda obtida durante a energização e sua decomposição harmônica.
FIG 4 - FORMAS DE ONDA.png [ 54.59 KiB | Visualizado 5740 vezes ]
ENERGIZAÇÃO CONTROLADAEssa simulação objetiva realizar a energização do transformador sem que apareçam correntes elevadas (inrush) conforme visto na energização não controlada. A lógica implementada faz com que as fases A e B do disjuntor fechem no momento em que a tensão de linha Vab estiver em seu máximo, caracterizando uma corrente mínima no enrolamento da fase A. A fase C por sua vez será fechada quando Vab passar por zero. Toda a lógica foi implementada através de blocos de controle, sem a necessidade de implementação de códigos. Abaixo seguem: sistema modelado e formas de onda obtidas da simulação.
Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Sistema modelado no PS Simul para simulação da energização controlada do transformador.
FIG 5 - SISTEMA POTENCIA.png [ 13.08 KiB | Visualizado 5740 vezes ]
Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Forma de onda obtida durante a energização controlada e sua decomposição harmônica.
FIG 6 - FORMAS DE ONDA.png [ 69.2 KiB | Visualizado 5740 vezes ]
FERRORRESSONÂNCIANeste exemplo, um transformador alimentado na tensão de 13,8 kV através de um cabo subterrâneo (representado por circuito PI (R = 67,26 mΩ; L = 47,6 uH; C = 22,4 nF) foi submetido a um curto circuito fase-fase, no lado da baixa tensão. O disjuntor do barramento de baixa atua isolando o curto circuito. A proteção de fusíveis do ramal de alimentação do transformador atua também e queima dois fusíveis relativos às fases em curto circuito (fusível fase B em t = 0,10 segundo e fusível fase C em t = 0,15 segundo) . Dessa forma podemos visualizar o fenômeno da ferrorressonância pelas formas de onda de tensões do primário do transformador. Os dados utilizados na parametrização podem ser consultados nos componentes. Abaixo seguem: sistema modelado e formas de onda obtidas da simulação.
Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Sistema modelado no PS Simul para simulação do fenômeno de ferrorressonância.
FIG 7 - SISTEMA POTENCIA.png [ 13.01 KiB | Visualizado 5740 vezes ]
Anexo:
Comentário sobre o Arquivo: Formas de onda das tensões no primário do transformador obtidas durante a ocorrência.
FIG 8 - FORMAS DE ONDA.png [ 443.59 KiB | Visualizado 5740 vezes ]
Dê sua sugestão, caso haja algum estudo de seu interesse que não consta entre os ressaltados aqui.