Forum de Proteção e Automação - CONPROVE
https://forum.conprove.com/

Como utilizar recursos de incrementações no software Manual?
https://forum.conprove.com/viewtopic.php?f=18&t=19831
Página 1 de 1

Autor:  michelrdc [ 08 Jul 2019, 09:27 ]
Assunto do Tópico:  Como utilizar recursos de incrementações no software Manual?

Como controlar o tempo de geração e realizar incrementações de forma manual e automática no aplicativo “Manual”?

Devida a sua alta flexibilidade o software “Manual” é sem dúvidas o aplicativo mais utilizado dentro do Conprove Test Center (CTC). Dentre as maneiras de se realizar uma geração, estão os mecanismos de incrementação do módulo e/ou ângulo, seja manualmente ou de forma automática. Além disso, é possível também limitar o tempo de geração para que esta seja interrompida após um período, e não por sinal digital.

Abrindo o Manual

Dentro do CTC clique no ícone destacado.

Anexo:
Manual.png
Manual.png [ 86.83 KiB | Visualizado 19011 vezes ]


Ao realizar a geração de tensão e/ou corrente o software gera por tempo indeterminado ou para no momento em que a Binária de Entrada (BI) monitorada atua. A figura a seguir mostra que ocorreu atuação em 7,06s da BI01.

Anexo:
Atuação.png
Atuação.png [ 86.61 KiB | Visualizado 19010 vezes ]


Para testar o pick-up das funções de proteção deve-se incrementar ou decrementar através de uma rampa a grandeza elétrica analisada. Existem duas maneiras de utilizar a rampa: uma de forma manual e outra de maneira automática. Para mostrar as duas maneiras apresenta-se o teste do pickup de uma função 50 ajustado com 10,0A e tempo de operação instantâneo.

Rampa de forma manual

Na janela em destaque, no primeiro campo “Incr. Manual” deve-se escolher o nó lógico. No segundo campo ajustam-se a fase e se a rampa será no módulo e/ou no ângulo. Já no terceiro campo, o passo de incrementação/decrementação. Através das setas aumenta-se ou diminui o valor ajustado.

Anexo:
Rampa_Manual.png
Rampa_Manual.png [ 89.14 KiB | Visualizado 19010 vezes ]


Para testar o pick-up inicialmente inseri-se um valor menor do que o ajustado, por exemplo, 9,5A. O passo seguinte é clicar na seta para cima em cada sucessiva geração até que ocorra a operação.

Anexo:
Pickup_Manual.png
Pickup_Manual.png [ 97.67 KiB | Visualizado 19010 vezes ]


Rampa de forma automática

Para utilizar a rampa automática a incrementação manual não pode estar ativa. Nenhum canal de corrente ou tensão deve estar selecionado no campo em destaque.

Anexo:
Destativo.png
Destativo.png [ 86.08 KiB | Visualizado 19010 vezes ]


Para acessar a Rampa automática mude o campo “Direto” para “Rampa” e clique no ícone “...”.

Anexo:
Rampa_Automática.png
Rampa_Automática.png [ 86.57 KiB | Visualizado 19010 vezes ]


Na janela seguinte o primeiro campo a ser ajustado é o “Tipo de Rampa”, sendo possível: módulo, ângulo, módulo e ângulo, componentes simétricas, fase-fase, potência, falta, Imped. Icc e Zlin, Imped. Vcc e Zlin e Imped. SIR e Zlin.

Nesse exemplo utiliza-se a opção “módulo”. Devem-se ajustar os valores de amplitude e ângulos iniciais, o “Valor limite”, o passo de incrementação e o tempo aproximado de geração a cada incrementação. Os valores dos campos “d/dt, N Passos e Tempo” são calculados automaticamente.

Na figura a seguir temos o valor inicial de 9,5A valor final 10,5A, passo de incrementação 0,1 e o tempo a cada incrementação de 1,0s.

Anexo:
Rampa_Aut_Ajuste.png
Rampa_Aut_Ajuste.png [ 33.48 KiB | Visualizado 19010 vezes ]


Ao iniciar a geração a rampa é feita de maneira automática. Expandindo a aba “Monitoramento” verifica-se o valor encontrado de pick-up.

Anexo:
Pickup_Aut.png
Pickup_Aut.png [ 85.04 KiB | Visualizado 19010 vezes ]


Fixando o tempo de operação

Dependendo do teste não haverá parada por binária. Caso se deseje controlar o tempo de geração basta selecionar o campo “Fixar Tempo Max Geração” e ajustar o tempo desejado.

Anexo:
Fixar.png
Fixar.png [ 86.61 KiB | Visualizado 19010 vezes ]


Att
Eng° Michel

Página 1 de 1 Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/