Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 28 Mar 2024, 13:53

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 24 Jun 2019, 16:24 
Offline

Data de registro: 18 Mai 2010, 09:07
Mensagens: 789
Quais as melhores práticas de uso das malas de testes da Conprove?

Os equipamentos: CE-6003, CE-6006,CE-6707, CE-6710, CE-7012 ou CE-7024 utilizam tecnologia 100% brasileira, os componentes empregados são de altíssima qualidade e a montagem é feita com um rígido controle de qualidade.

Todos esses equipamentos possuem garantia de no mínimo um ano contra qualquer tipo de defeito.
Adotando-se as recomendações abordadas neste artigo, otimiza-se a condição do equipamento durante longos períodos sem a ocorrência de danos ou defeitos.

Aterramento

Trata-se de um procedimento obrigatório para equipamentos elétricos, contudo muitas vezes é negligenciado pelos profissionais da área. O aterramento é importante, pois aumenta a segurança do usuário e evita danos aos equipamentos. Normalmente, os relés de proteção ou equipamentos a serem ensaiados estão aterrados e operar a mala de teste sem o aterramento pode criar uma corrente indesejada circulando no equipamento a ser testado, podendo acarretar problemas.

Ainda que o cabo de alimentação da mala de teste possua um pino de terra, é bastante comum que as tomadas utilizadas não tenham o ponto de terra. Por esse motivo é importante realizar o aterramento externamente através do borne situado na parte traseira do equipamento. Deve-se utilizar um cabo de trabalho para conectar ao ponto de terra. A figura a seguir mostra esse ponto.

Anexo:
borne_2.jpg
borne_2.jpg [ 67.42 KiB | Visualizado 10850 vezes ]


Cabo USB

O cabo USB utilizado para comunicação entre notebook e a mala de teste deve ser sempre o original ou de mesma qualidade (2.0 ou superior). Deve-se evitar a todo custo stress mecânico ao cabo USB quando conectado ao equipamento.

Case

O case de transporte do equipamento é feito do plástico ABS, apresentando ótimas características quanto à resistência, impacto, tração e abrasão (desgaste por fricção). Outra característica é a presença de espuma de memória para o perfeito acondicionamento do equipamento no case. Para acondicionar os equipamentos CE-6003, CE-6006 e CE-7024 no case siga o seguinte procedimento:

1. Inicialmente verifique no case a posição de encaixe das alças do testador;

Anexo:
case_01.png
case_01.png [ 188.09 KiB | Visualizado 10850 vezes ]


2. Com a alça voltada para cima insira primeiro a parte traseira e depois a parte dianteira. Isso impede qualquer tipo de dano aos leds do CE-6003 / CE-6006;

Anexo:
case_02.png
case_02.png [ 396.06 KiB | Visualizado 10850 vezes ]


3. Abaixe a alça e o case está pronto para ser fechado;

Anexo:
case_03.png
case_03.png [ 379.58 KiB | Visualizado 10850 vezes ]


4. Para os equipamentos CE-6707, CE-6710 e CE-7012 o procedimento é análogo sendo que na figura a seguir o case já está pronto para ser fechado;

Anexo:
case_04.png
case_04.png [ 232.16 KiB | Visualizado 10850 vezes ]


Transporte

O equipamento deve sempre ser transportado dentro do seu case original. Deve-se evitar a todo custo vibrações excessivas e/ou quedas. Observar o lado mais indicado de transporte (rodas para baixo) e evitar empilhar outros objetos sobre o case durante o transporte.

Gerador

Todos os modelos de malas de testes citados anteriormente possuem fonte chaveada para alimentação dos seus circuitos e sistemas de geração/amplificação em dupla conversão, sendo assim imunes a qualquer variação da alimentação utilizada (seja em amplitude ou frequência), desde que respeitado os limites de operação do equipamento. Ou seja, permite-se que a fonte de alimentação tenha uma frequência entre 47,0Hz a 63,0Hz. Isso admite o uso de geradores, desde que a potência mínima de 5KVA seja respeitada. Para CE-7024 a potência mínima recomendada é de 10KVA.

Estabilizadores de Tensão

A faixa de alimentação permitida é de 90,0 Vac a 240,0Vac. O uso de estabilizador de tensão é permitido desde que possua uma potência de 5KVA ou superior. Para CE-7024 a potência mínima recomendada é de 10KVA. É necessário cuidado especial com o aterramento (alguns tipos de estabilizadores/no-breaks "quebram" o aterramento, deixando o terra do equipamento flutuando).

No-Break

O uso de No-Break é permitido devendo possuir uma potência de 5KVA ou superior. Para CE-7024 a potência mínima recomendada é de 10KVA. É necessário cuidado especial com o aterramento (alguns tipos de estabilizadores/no-breaks "quebram" o aterramento, deixando o terra do equipamento flutuando).

Calibração

A Conprove recomenda que a calibração seja feita no intervalo de 1 a 2 anos. O procedimento da calibração pode ser feito por empresas externas ou pela própria Conprove. A diferença é que uma empresa externa simplesmente analisará se os valores gerados estão dentro da faixa de tolerância do catálogo do equipamento. Caso algum canal esteja fora da tolerância essa empresa não possuirá conhecimento para corrigir o canal.

Optando pela calibração da Conprove inicialmente é feito um diagnóstico geral do equipamento que identifica qualquer problema ou eminência de defeito. No momento da calibração altera-se o ganho dos canais de modo a deixar os erros o mais próximos de zero.

Manutenção

A Conprove é a única empresa indicada para realizar manutenção e reparo de seus equipamentos. Não se recomenda que outras empresas realizem reparos, inclusive os equipamentos possuem lacres que caso rompido inviabiliza a garantia.

Att
Eng° Michel


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil