Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 27 Abr 2024, 16:58

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 2 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: SPDA
MensagemEnviado: 19 Abr 2016, 01:37 
Offline

Data de registro: 19 Abr 2016, 01:21
Mensagens: 1
Pessoal sou Engenheiro de Produção e estou necessitando de ajuda dos profissionais da área de eletricidade.

Montei uma antena de internet em minha propriedade a mesma fica instalada no alto de um morro destampado e fixada em um mastro de madeira. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com um projeto simples de para raios e como proceder com o aterramento dos equipamentos eletrônicos contidos na antena pois a antena em questão possui uma placa de circuito eletrônico. Se alguém puder me ajudar fico muito grato.

Segue um esboço da antena


Anexos:
esboço.png
esboço.png [ 12.56 KiB | Visualizado 2947 vezes ]
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: SPDA
MensagemEnviado: 16 Ago 2016, 20:39 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Prezado Felipe,

Um projeto de SPDA depende vários detalhes fisícos e geográficos para ser realizado. Eu recomendo você olhar a norma NBR-5419. Ela traz de forma bem direta tudo o que você deve levar em conta no momento do projeto. Se achar interessante também a CONPROVE oferece um treinamento específico sobre projetos de SPDA, cujo programa trata:

OBJETIVO: Capacitar técnicos e engenheiros nas técnicas de projeto, inspeção e instalação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.


PROGRAMA:

Históricos dos sistemas de proteção. Os mecanismos dos raios e seus parâmetros.

Acidentes pessoais. Acidentes em edificações.

A norma NBR5419/2005. Os métodos Franlkin, Esfera Rolante e Gaiola de Faraday.

Sistema isolado e não isolado. Cálculo do número de descidas.