Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 27 Abr 2024, 16:58

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 2 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: SPDA
MensagemEnviado: 19 Abr 2016, 01:37 
Offline

Data de registro: 19 Abr 2016, 01:21
Mensagens: 1
Pessoal sou Engenheiro de Produção e estou necessitando de ajuda dos profissionais da área de eletricidade.

Montei uma antena de internet em minha propriedade a mesma fica instalada no alto de um morro destampado e fixada em um mastro de madeira. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com um projeto simples de para raios e como proceder com o aterramento dos equipamentos eletrônicos contidos na antena pois a antena em questão possui uma placa de circuito eletrônico. Se alguém puder me ajudar fico muito grato.

Segue um esboço da antena


Anexos:
esboço.png
esboço.png [ 12.56 KiB | Visualizado 2947 vezes ]
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: SPDA
MensagemEnviado: 16 Ago 2016, 20:39 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Prezado Felipe,

Um projeto de SPDA depende vários detalhes fisícos e geográficos para ser realizado. Eu recomendo você olhar a norma NBR-5419. Ela traz de forma bem direta tudo o que você deve levar em conta no momento do projeto. Se achar interessante também a CONPROVE oferece um treinamento específico sobre projetos de SPDA, cujo programa trata:

OBJETIVO: Capacitar técnicos e engenheiros nas técnicas de projeto, inspeção e instalação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.


PROGRAMA:

Históricos dos sistemas de proteção. Os mecanismos dos raios e seus parâmetros.

Acidentes pessoais. Acidentes em edificações.

A norma NBR5419/2005. Os métodos Franlkin, Esfera Rolante e Gaiola de Faraday.

Sistema isolado e não isolado. Cálculo do número de descidas.

Cálculo do número de anéis de cintamento. Malhas de aterramento.

Equalização de potenciais elétricos. Fotos de acidentes em instalações e animações.

Pára-raios estruturais (dentro do concreto armado). Instalação dos pára-raios.

Proteção de prédios, galpões, chaminés, torres e caixas d'água. Noções básicas para proteção de equipamentos eletrônicos.

Responsabilidade técnica, civil e criminal e a importância da emissão da ART. Exemplo de elaboração de um projeto SPDA.

Montagem do projeto, disposição de plantas e cortes. Apresentação de sugestão de modelo de relatório técnico/ dossiê técnico de projeto com todos os dados técnicos referentes ao projeto.

Roteiro para levantamentos de campo. Cuidados pessoais com referência à segurança do trabalho exigidos pelas NRs do ministério do trabalho durante as visitas de levantamento, vistorias e auditorias.

Instrumentos sugeridos para inspeções. Exemplos de não conformidade em instalações existentes.

Procedimentos para análise de projetos e de instalações de SPDA.

Como proceder para vistoriar instalações de SPDA. Análise e interpretação dos projetos.

As regras de auditor perante a instaladora. Os erros mais frequentes na instalação. Quais os locais mais frequentes de se encontrarem erros. Vícios de instalação.

Ensaio conforme o Anexo E da Norma NBR-5419

Caso se interesse, entre em contato pelo telefone:

(34)3218-6800


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 2 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil