Forum de Proteção e Automação - CONPROVE

Forum com informações de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Automação de Subestações
Hoje é 25 Abr 2024, 11:49

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 6 Mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 22 Abr 2014, 18:16 
Offline

Data de registro: 18 Mai 2010, 09:07
Mensagens: 789
Prezados,

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto a periodicidade de testes em relés.
Normalmente os fabricantes de relés de proteção deixam a cargo do cliente a escolha do tempo entre cada manutenção em seus equipamentos.

Contudo todos são unanimes em aconselhar que esses testes sejam realizados regularmente. Isso garante uma alta confiabilidade no sistema de proteção, pois realizando a manutenção preventiva verifica-se o correto funcionamento das funções de proteção, controle, medição, entre outros.

Abaixo existe uma compilação das sugestões feitas por fabricantes de relés, empresas usuárias e o IEEE.

Anexo:
Periodicidade.pdf [999.15 KiB]
Baixado 481 vezes


Att
Eng° Michel


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 Abr 2014, 20:21 
Offline
Administrador

Data de registro: 16 Mar 2010, 11:25
Mensagens: 118
Prezados;

Outro ponto em questão sobre os testes periódicos é que com estes ensaios o usuário mantém o contato com a tecnologia (com o rele, e seu software). Pois em uma eventual emergência o mesmo já se encontra apto e capacitado para realizar qualquer tipo de procedimento.

No caso do usuário que não se envolve com a tecnologia instalada, o mesmo terá como desafio estudar e aprender como comunicar e parametrizar o rele durante um desligamento, o que torna a tarefa muito mais difícil e eleva o tempo do desligamento.

Att;

Paulo Junior


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 14 Jan 2016, 10:17 
Offline

Data de registro: 16 Jan 2014, 15:02
Mensagens: 144
Prezados,

Novamente, frisando que o IEEE (importante norma americana) cita em seus textos (IEEE C37.233-2009) que testes periódicos de manutenção são usados para verificar o correto funcionamento e confiabilidade do sistema de proteção. O intervalo desses testes é usualmente determinado por cada concessionária ou proprietário da subestação, porém muitos ficam sem um norte nessa questão. A norma vem com um exemplo de periodicidade de testes baseado no nível de tensão da instalação.

Anexo:
FIGURA1.png
FIGURA1.png [ 84.78 KiB | Visualizado 5141 vezes ]


Vale lembrar que em Abril de 2013, a ANEEL determinou um prazo de avaliação das subestações. Abaixo, está descrito o que foi lançado no site:

ANEEL determina avaliação dos sistemas de proteção de subestações
02/04/2013

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou que as concessionárias de transmissão realizem avaliação extraordinária dos sistemas de proteção das subestações da Rede Básica. Para as subestações classificadas como prioritárias o prazo da avaliação será de 18 meses. Para as demais será de 24 meses.

A Agência determinou a avaliação em razão das recentes perturbações ocorridas no sistema elétrico ocasionadas por falhas nos sistemas de proteção das instalações da Rede Básica. Confira aqui tabela com as subestações prioritárias e as transmissoras responsáveis. Deverão participar das avaliações todos os agentes responsáveis pelas instalações que integram o sistema de proteção de cada uma das subestações. Sejam eles transmissoras, distribuidoras, geradoras ou consumidores livres.

Após a publicação da decisão, as transmissoras terão até 30 dias para encaminhar à área de fiscalização da ANEEL o cronograma de avaliações a serem realizadas. Após a conclusão dessas avaliações, as concessionárias deverão enviar à fiscalização da Agência, ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e aos envolvidos nesse processo um relatório de avaliação e um plano de ação com prazo para correção das não conformidades identificadas em cada subestação.

Ao ONS caberá analisar os relatórios recebidos para avaliar a necessidade de propor adequações às instalações avaliadas e acompanhar a implementação dos planos de ação. O operador deverá informar à fiscalização da ANEEL eventuais descumprimentos dos planos.

A Portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) nº 576, de 31 de outubro de 2012, estabeleceu as diretrizes para realização de avaliação dos sistemas de proteção das instalações da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). (DB)

LINK: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=6649&id_area=90

Lista de subestações prioritárias:

Anexo:
Tabela - Trans.pdf [67.94 KiB]
Baixado 267 vezes


Resolução Normativa:

Anexo:
minuta-resolucao_normativa-manutencao.pdf [80.3 KiB]
Baixado 284 vezes


Plano Mínimo de Manutenção e o monitoramento da manutenção de instalações de transmissão de Rede Básica para os demais equipamentos de uma subestação lançado pela resolução normativa acima:

Anexo:
anexo_-_plano_minimo_de_manutencao (1).pdf [190.31 KiB]
Baixado 276 vezes


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 16 Abr 2016, 19:17 
Offline

Data de registro: 10 Out 2011, 14:59
Mensagens: 15
Muito bom, Michel. Estou realizando um estudo aprofundado sobre o tema pois muitos profissionais e gestores de manutenção argumentam que pelo fato de os IEDs apresentarem falhas aleatórias, aspectos de manutenção periódica representariam apenas custos para as empresas. Tanto prova que a RN 669/2015 da ANEEL deixou o sistema de proteção de lado, ficando a cargo dos agentes.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 Jul 2016, 17:27 
Offline

Data de registro: 10 Out 2011, 14:59
Mensagens: 15
Olá, Michel. Tu tens ou sabe onde posso encontrar a norma IEEE C37.233-2009 - Guide for Power System Protection Testing. Tens como conseguir pra mim, por favor?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 18 Ago 2016, 23:02 
Offline

Data de registro: 10 Out 2011, 14:59
Mensagens: 15
Caro Paulo, tens essa norma?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 6 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil