Bom dia, senhores.
Meu primeiro tópico por aqui, espero não estar cometendo algum equivoco no procedimento, mas estou precisando de ajuda com um problema na proteção 67 que está tirando meu sono.
A situação é a seguinte:
Um empreendimento está realizando geração em horário de ponta (via paralelismo momentâneo), porém, sempre que ocorre a rampa de devolução para a concessionária, o disjuntor de MT da entrada abre por atuação da proteção 67.
Por ser uma exigência da concessionária local, o 67 está ajustado em 10% da corrente nominal do grupo gerador, e o tempo em 300ms.
O que me intriga é que, ao baixar as oscilografias do relé, aparentemente o que está ocorrendo talvez não seja uma corrente reversa, mas sim uma corrente que de tão adiantada (capacitiva) em relação à tensão, está entrando na área de atuação do direcional. Esse comportamento da corrente só se dá durante a rampa, durante a operação normal do empreendimento a carga, apesar de capacitiva (o que já foi uma surpresa para mim), está com ângulo pequeno entre os fasores de corrente e tensão.
Algum de vocês já passou por algo parecido? Vou deixar as imagens para que possam ver melhor.
Condição normal
Condição de Trip durante a rampa de devolução Gerador-Concessionária
Qualquer esclarecimento adicional me coloco à disposição.
Agradeço antecipadamente e desculpem qualquer equívoco na forma de postagem.