Exemplo de Aplicação de Sampled Values no Siprotec 5 numa Função de Sobrecorrente1- IntroduçãoNeste artigo, será abordado um exemplo de aplicação do Barramento de Processos utilizando a linha de IEDs SIPROTEC 5 da Siemens. Sendo que, no artigo passado foi abordada a configuração destes IEDs para assinar os frames SV publicados pela MU.
Como exemplo, será realizado um teste de sobrecorrente no IED 7SL86 com o módulo PB201 acoplado, utilizando a mala de testes CONPROVE CE-6710 simulando uma Merging Unit.
2- Parametrização da Proteção de Sobrecorrente no 7SL86Após a criação do projeto do DIGSI 5, devem ser verificados alguns parâmetros básicos, como a frequência nominal da rede, na aba “Device settings” e as relações de TC e TP, na aba “Power system”, conforme ilustram as Figuras 1 e 2 abaixo:
Anexo:
Figura 1 - Configuração da Frequência Nominal da Rede.png [ 89.06 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
Anexo:
Figura 2 - Configuração das Relações de TC e TP.png [ 98.72 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
As configurações da função de sobrecorrente são realizadas na aba “Line 1”, podendo ser parametrizadas tanto a curva inversa quanto a de tempo definido, conforme ilustram as Figuras 3 e 4 abaixo:
Anexo:
Figura 3 - Parametrização da Curva Inversa.png [ 91.33 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
Anexo:
Figura 4 - Configuração da Curva de Tempo Definido.png [ 88.02 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
3- Configuração da Mala de TestesAs malas de testes CONPROVE tanto da família CE-67xx quanto CE-70xx, possuem a funcionalidade de envio de até 24 canais medidos de SV e mais 56 canais fixos (puramente digitais). Além disso, possui a funcionalidade de recebimento de até 24 canais de SV.
Para configurar o envio de SV na mala de testes, o primeiro passo é criar um canal. Tal configuração deve ser realizada na interface “Direcionamento de Canais”, na aba “Saídas Sampled Values”, conforme ilustra a Figura 5 abaixo:
Anexo:
Figura 5 - Criação de Canal de Envio SV.png [ 67.02 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
Depois, deve ser criado um dataset SV, na interface “Configuração de Mensagens SMV”, para mapeamento dos valores de corrente nos canais criados, conforme ilustrado na Figura 6 abaixo:
Anexo:
Figura 6 - Configuração do Dataset SV e Mapeamento dos Canais.png [ 44.03 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
Ao criar o dataset, é possível configurar diversos parâmetros do frame como endereços MAC de Destino e Origem, svID, AppID, ConfigRev, número de canais, taxa de amostragem, número de ASDUs e etc.
A configuração dos ajustes de proteção deverá ser feita na aba “Proteção” na interface principal, conforme já abordado em artigo anterior. Destaca-se que a interface de parada do cronômetro para este caso será uma entrada binária na mala de testes (BI). A Figura 7 abaixo ilustra:
Anexo:
Figura 7 - Configuração do Teste de Sobrecorrente e Interface de Parada de Cronômetro.png [ 101.55 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
As Figuras 8 e 9 abaixo ilustram o teste já realizado com alguns pontos testados na curva inversa e de tempo definido, e a apresentação da tabela com os resultados:
Anexo:
Figura 8 - Pontos Testados.png [ 94.32 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
Anexo:
Figura 9 - Tabela de Resultados.png [ 43.53 KiB | Visualizado 46010 vezes ]
Para quem desejar se aprofundar no conhecimento sobre a norma IEC 61850, a Conprove oferece dois cursos voltados para Proteção, Automação, Controle e Supervisão com a Norma IEC 61850 – PAC 1 (Teórico) e PAC 2 (Prático). Nestes cursos, o participante terá a oportunidade de aprender tanto sobre os fundamentos teóricos da norma quanto de realizar lógicas e testes em IEDs que trabalham com GOOSE e Sampled Values utilizando malas de testes, softwares de configuração e arquivos de parametrização. Venha conhecer mais sobre estes dois cursos no link:
https://conprove.com/cursos-treinamentos-conprove/