Forum de Proteção e Automação - CONPROVE
https://forum.conprove.com/

Aprenda a parametrizar Sampled Values no IED Alstom P446!
https://forum.conprove.com/viewtopic.php?f=1&t=20564
Página 1 de 1

Autor:  RodolfoCabral [ 15 Jul 2022, 16:01 ]
Assunto do Tópico:  Aprenda a parametrizar Sampled Values no IED Alstom P446!

Parametrização de Sampled Values no Alstom P446

1- Introdução

Neste artigo, será tratada a parametrização do IED Alstom P446 para assinar frames Sampled Values.
Esta configuração é bem simples e será comum para qualquer função de proteção que se queira avaliar utilizando o Barramento de Processos.
O software que controla este IED é o MiCOM S1 Agile e na Figura 1 está uma imagem da tela inicial deste software:

Anexo:
Figura 1 - Tela Inicial do MiCOM S1 Agile.png
Figura 1 - Tela Inicial do MiCOM S1 Agile.png [ 194.12 KiB | Visualizado 11107 vezes ]


2- Interface de Configuração do Sistema

Após a criação do projeto, deve-se abrir o arquivo de configuração do sistema – “Settings”. Neste arquivo estará contido o campo para configurar o recebimento dos frames SV no IED. A Figura 2 abaixo ilustra o arquivo “Settings”:

Anexo:
Figura 2 - Arquivo de Configuração do Sistema.png
Figura 2 - Arquivo de Configuração do Sistema.png [ 58.92 KiB | Visualizado 11107 vezes ]


3- Configuração do Barramento de Processos

Este IED trabalha com a versão 9-2LE da norma por default, ou seja, a taxa de amostragem será de 80 PPC (Pontos Por Ciclo) com 1 ASDU. Numa rede de 60Hz, a frequência de amostragem será de 4800Hz e numa rede de 50Hz a frequência de amostragem será de 4000Hz.
Na interface de configuração do sistema, em “Settings”, o campo para parametrização do recebimento dos frames SV fica em “IEC 61850-9.2LE”. Neste campo, existem algumas configurações relacionadas a interface de comunicação de rede (F.O ou RJ45), alarme de sincronismo, taxa de perda máxima de frames, svID (Sampled Values ID) e etc.
Dentre essas configurações, o IED utiliza apenas uma para filtrar qual Merging Unit ele irá assinar, ou seja, quais frames SV ele irá receber. Esta configuração é o “svID”, que irá determinar se o IED assina ou não determinada stream SV. Esta importante configuração se encontra no campo “LN1 Name”, conforme ilustra a Figura 3 abaixo:

Anexo:
Figura 3 – Campos de Configuração do IED para Recebimento dos Frames SV.png
Figura 3 – Campos de Configuração do IED para Recebimento dos Frames SV.png [ 101.48 KiB | Visualizado 11107 vezes ]


Verificadas as configurações no campo “IEC 61850-9.2LE”, principalmente a correta parametrização do “svID”, o IED está pronto para assinar os frames SV.
Para quem desejar se aprofundar no conhecimento sobre a norma IEC 61850, a Conprove oferece dois cursos voltados para Proteção, Automação, Controle e Supervisão com a Norma IEC 61850 – PAC 1 (Teórico) e PAC 2 (Prático). Nestes cursos, o participante terá a oportunidade de aprender tanto sobre os fundamentos teóricos da norma quanto de realizar lógicas e testes em IEDs que trabalham com GOOSE e Sampled Values utilizando malas de testes, softwares de configuração e arquivos de parametrização. Venha conhecer mais sobre estes dois cursos no link: https://conprove.com/cursos-treinamentos-conprove/

Página 1 de 1 Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/