Forum de Proteção e Automação - CONPROVE
https://forum.conprove.com/

Aprenda a parametrizar GOOSE no IED Alstom P446!
https://forum.conprove.com/viewtopic.php?f=1&t=19980
Página 1 de 1

Autor:  RodolfoCabral [ 17 Jun 2020, 10:22 ]
Assunto do Tópico:  Aprenda a parametrizar GOOSE no IED Alstom P446!

Parametrização GOOSE no Alstom P446

1- Introdução

O IED Alstom P446 possui suporte tanto para GOOSE Publisher quanto para GOOSE Subscriber, com diversos canais disponíveis.
A arquitetura deste IED estabelece que os sinais estejam disponibilizados em um barramento de dados digitais (Digital Data Bus – DDB).
Desta forma, os dados podem ser transmitidos facilmente através de mensagens GOOSE. Neste post, iremos utilizar a informação de Trip de Sobrecorrente (51) que está no “DDB 655” para publicá-la em uma mensagem GOOSE, conforme ilustra a Figura 1 abaixo.

Anexo:
FIGURA 1 - Digital Data Bus no P446.png
FIGURA 1 - Digital Data Bus no P446.png [ 42.56 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


2- Criar e Editar Arquivo MCL

A configuração de um dataset GOOSE no P446 se dá através do arquivo MCL que é editado no aplicativo IED Configurator através do software de configuração do P446 MiCOM S1 Agile.
Para criar um arquivo MCL, deve-se clicar com o botão direito na pasta “MCL 61850” em “System Explorer” na tela principal do software de configuração do IED e clicar em “New File”. Após a criação do novo arquivo, deve-se dar um duplo clique nele para abrir o arquivo MCL no “IED Configurator”. As Figuras 2 e 3 ilustram os procedimentos.

Anexo:
FIGURA 2 - Criação de um Arquivo MCL.png
FIGURA 2 - Criação de um Arquivo MCL.png [ 66.59 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


Anexo:
FIGURA 3 - Arquivo MCL no IED Configurator.png
FIGURA 3 - Arquivo MCL no IED Configurator.png [ 35.97 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


Para habilitar a edição de todos os campos do arquivo MCL deve-se clicar no ícone “cadeado”, conforme ilustra a Figura 4 abaixo.

Anexo:
FIGURA 4 - Habilitar a Edição no Arquivo MCL.png
FIGURA 4 - Habilitar a Edição no Arquivo MCL.png [ 51.4 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


Os primeiros parâmetros a serem configurados são o nome do IED e configurações de rede que podem ser encontrados em “IED Detail” e “Communications”, respectivamente. Esses dois campos estão dentro de “Template”. A Figura 5 ilustra.

Anexo:
FIGURA 5 - Configurações de IED e Rede.png
FIGURA 5 - Configurações de IED e Rede.png [ 60.99 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


O próximo passo é criar o dataset e o dado que será adicionado. Para criar o dataset, deve-se clicar em “Dataset Definitions” e “Add Dataset”, conforme ilustra a Figura 6 abaixo.

Anexo:
FIGURA 6 - Criação do Dataset.png
FIGURA 6 - Criação do Dataset.png [ 31.75 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


Para adicionar o dado ao dataset, deve-se clicar em “Add Item” e depois percorrer o Data Tree do IED até encontrar o dado desejado dentro dos respectivos “Logical Device” e “Logical Nodes”. Como mencionado acima, nesse post será utilizado o exemplo de Trip de Sobrecorrente (51) cujo DDB é o 655. Portanto, o “Logical Device” é “Protection” e o “Logical Node” é “OcpPTOC1”, como ilustra a Figura 7 abaixo.

Anexo:
FIGURA 7 - Logical Node Referente ao Dado.png
FIGURA 7 - Logical Node Referente ao Dado.png [ 60.73 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


Dentro do respectivo “Logical Node”, o dado encontra-se dentro do atributo “Op (operation)” na “Functional Constraint ST (status)”, conforme demonstra a Figura 8 abaixo.

Anexo:
FIGURA 8 - Dado a ser Adicionado.png
FIGURA 8 - Dado a ser Adicionado.png [ 61.2 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


Depois de criado o dataset, deve-se vinculá-lo a um “GOOSE Control Block” para publicar a mensagem GOOSE. Para isso, clique em “GOOSE Publishing” e selecione um “GOOSE Control Block” disponível e configure-o conforme ilustra a Figura 9 abaixo.

Anexo:
FIGURA 9 - Configuração do GOOSE Control Block.png
FIGURA 9 - Configuração do GOOSE Control Block.png [ 55.44 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


Depois de configurado o “GOOSE Control Block”, basta validar a configuração do arquivo MCL clicando no ícone “Check” conforme ilustra a Figura 10 abaixo.

Anexo:
FIGURA 10 - Validando a Configuração do Arquivo MCL.png
FIGURA 10 - Validando a Configuração do Arquivo MCL.png [ 61.78 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


3- Habilitar o GOOSE Control Block em Settings

Após a configuração do arquivo MCL, deve-se habilitar o “GOOSE Control Block” dentro de “Settings” para que o IED possa publicar a mensagem GOOSE configurada. Na aba “IED CONFIGURATOR” dentro do arquivo “Settings” no “System Explorer” dê um duplo clique no campo “GoEna“ e selecione o “GOOSE Control Block” que foi configurado para habilitá-lo. A Figura 11 abaixo ilustra o procedimento.

Anexo:
FIGURA 11 - Habilitando o GOOSE Control Block Configurado.png
FIGURA 11 - Habilitando o GOOSE Control Block Configurado.png [ 72.19 KiB | Visualizado 13446 vezes ]


Para quem desejar se aprofundar no conhecimento sobre a norma IEC 61850, a Conprove oferece dois cursos voltados para Proteção, Automação, Controle e Supervisão com a Norma IEC 61850 – PAC 1 (Teórico) e PAC 2 (Prático). Nestes cursos, o participante terá a oportunidade de aprender tanto sobre os fundamentos teóricos da norma como realizar lógicas e testes em IEDs que trabalham com GOOSE e Sampled Values utilizando malas de testes, softwares de configuração e arquivos de parametrização. Venha conhecer mais sobre estes dois cursos no link: https://conprove.com/cursos-treinamentos-conprove/

Página 1 de 1 Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/