Exemplo de Aplicação GOOSE com Siprotec 4 numa função de Sobrecorrente1- IntroduçãoNo último artigo, foi apresentada parametrização de mensagens GOOSE no IED Siprotec 4 7SJ61. Continuando o assunto, neste artigo será abordado um exemplo de aplicação com configuração de um teste de sobrecorrente (Função 50/51) utilizando a mala de testes CONPROVE modelo CE-6710, com trip por GOOSE para levantar a curva de operação do IED.
2- Ajustes do IEDResumo dos ajustes:
51: Pick-up = 1A DT = 0,8 Curva IEC Inversa
50-1: Pick-up = 10A Instantâneo
50-2: não habilitado
3- Configurações na IEC StationNa IEC Station, devem-se mapear os dados referentes ao trip da função 50 e ao trip da função 51 para a saída GOOSE. Desta forma, o arquivo .SCD poderá ser importado e utilizado posteriormente pela mala de testes.
O dado de trip da função 50-1 fica localizado no seguinte caminho: PROT/PTOC1/Op/3-pole, e o dado de trip da função 50 fica localizado no mesmo Logical Device, porém no Logical Node PTOC3. A Figura 1 abaixo exemplifica:
Anexo:
Figura 1 - Árvore de Dados para Mapeamento dos Dados de Trip 50-51.png [ 36.77 KiB | Visualizado 48641 vezes ]
4- Configurações no Masking IO do DIGSINo Masking IO do Digsi, é possível configurar os LEDs do painel do IED para acenderem no Pick-up da 50-1 e no Trip 51, por exemplo, de forma a facilitar a análise de falhas durante os testes. A Figura 2 abaixo exemplifica:
Anexo:
Figura 2 - Configuração dos LEDs do Painel do IED pelo Masking IO.png [ 96.76 KiB | Visualizado 48641 vezes ]
5- Configuração da Mala de Testes CE-6710 para Realização dos EnsaiosO teste de sobrecorrente pode ser realizado no software Manual de maneira bastante simplificada e intuitiva, através de uma interface amigável.
Para configurar os ajustes da curva, vá à aba “Proteção” na tela principal, e depois em “Corrente x Tempo”. Será possível configurar todos os parâmetros: Tipo da Curva, Dial de Tempo, Pick-up, Drop-out e o tempo esperado da 50. Além disso, é possível configurar as tolerâncias. A Figura 3 abaixo exemplifica estes campos:
Anexo:
Figura 3 - Ajustes da Curva.png [ 139.02 KiB | Visualizado 48641 vezes ]
Para configurar o recebimento das mensagens GOOSE pela mala de testes, primeiro devem ser criados os canais de recebimento GOOSE em “Direcionamento de Canais”. Após isso, em “Configuração das Mensagens GOOSE”, o arquivo .SCD da IEC Station deve ser importado para o mapeamento dos dados de trip para os canais GOOSE criados. A Figura 4 abaixo ilustra:
Anexo:
Figura 4 - Importação do SCL e Mapeamento dos Dados de Trip.png [ 58.85 KiB | Visualizado 48641 vezes ]
Na tela principal, na aba “Cronômetros”, o canal GOOSE deverá ser selecionado para realizar a parada de cronômetro durante o teste, sinalizando o recebimento correto do dado de Trip. A Figura 5 abaixo ilustra:
Anexo:
Figura 5 - Configuração da Interface de Parada de Cronômetro.png [ 86.25 KiB | Visualizado 48641 vezes ]
O ensaio pode, então, ser realizado injetando-se as correntes conforme se queira verificar pontos na curva temporizada ou na instantânea. A Figura 6 abaixo ilustra alguns pontos testados:
Anexo:
Figura 6 - Exemplo de Pontos Testados.png [ 163.58 KiB | Visualizado 48641 vezes ]
Para quem desejar se aprofundar no conhecimento sobre a norma IEC 61850, a Conprove oferece dois cursos voltados para Proteção, Automação, Controle e Supervisão com a Norma IEC 61850 – PAC 1 (Teórico) e PAC 2 (Prático). Nestes cursos, o participante terá a oportunidade de aprender tanto sobre os fundamentos teóricos da norma quanto de realizar lógicas e testes em IEDs que trabalham com GOOSE e Sampled Values utilizando malas de testes, softwares de configuração e arquivos de parametrização. Venha conhecer mais sobre estes dois cursos no link:
https://conprove.com/cursos-treinamentos-conprove/